Cindy Sherman, Sophie Calle, Nan Goldin e Larry Clark | Cinemateca

 


As sextas-feiras são ocupadas, à meia-noite, por obras de Cindy Sherman, Sophie Calle, Nan Goldin e Larry Clark, na Cinemateca.

Cinemateca

Office Killer (Cindy Sherman), No Sex Last Night (Sophie Calle, Greg Shephard), I’ll Be Your Mirror (Nan Goldin, Edmund Coulthard) e Kids (Larry Clark) são obras realizadas na década de noventa, que se revelam como incursões únicas no cinema.

Os anos noventa foram prolíficos numa aproximação ao cinema por parte de muitos artistas plásticos, tanto numa vertente mais comercial, tanto através de um cinema que se mistura com a vídeo-arte. São muitas vezes chamados de “fotógrafos-artistas” ou “artistas-fotógrafos”, por contraposição aos “fotógrafos mais tradicionais”.

Office Killer, é nos dias de hoje um filme de culto, e Kids, a obra de estreia de Larry Clark, são duas poderosas longas-metragens de ficção que se ligam ao trabalho anterior dos seus criadores. Numa medida autobiográfica, No Sex Last Night vai ao encontro das temáticas usuais de Sophie Calle e I’ll Be Your Mirror tem base no trabalho e na vida perturbadores de Nan Goldin para os contextualizar.

A não perder, dias 8, 15, 22 e 29 de maio, na Cinemateca. Mais informação aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *