Uma Discussão com 50 Anos | Estreia dia 2 de fevereiro

The 50 Year Argument (2014)

Uma Discussão com 50 Anos retrata a polémica e influenciante publicação The New York Review of Books e o seu carismático e incansável editor, Robert Silvers, que conjuntamente com a sua co-editora, Barbara Epstein (que faleceu em 2006), tem guiado a revista desde o seu lançamento há mais de meio século.
Martin Scorsese explica, “Aprendi tanto ao longo dos anos com a The New York Review of Books – deu-me tanto, que me entusiasmou logo a oportunidade de fazer este filme. Foi-nos proposto, a mim e ao David, fazer um filme que reflectisse o que é tão único nesta publicação. É um filme sobre a aventura do pensamento e a sensualidade das ideias,  como refere Colm Toibin. Espero que tenhamos sido bem sucedidos”.“A publicação tem uma história tão respeitável, mas o que me fascina é a forma como se envolvem com o mundo de hoje”, refere David Tedeschi. “Pouco depois de termos terminado o filme, a CIA juntou-se oficialmente ao Twitter, ao que a publicação respondeu com tweets ao longo do dia, com excertos de artigos da CIA sobre tortura. Este impulso de confronto era algo que queríamos capturar no filme”.

Lê Também:   Depois de Assassinos da Lua das Flores, Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio reunem-se para este tão aguardado biopic

Através do estilo único de Scorsese, Uma Discussão com 50 Anos utiliza materiais de arquivo raros, material real filmado nos escritórios do Review, entrevistas e retratos da fotógrafa Brigitte Lacombe, bem como excertos de escritores icónicos que ilustram a profundidade e influência da publicação. O confronto e a argumentação inteligente estão no ADN da The New York Review of Books, “Quando começámos em papel não queríamos fazer parte de uma institução”, refere Robert  Silvers. “Procurávamos exactamente o contrário, avaliar o trabalho e a veracidade das instituições, tanto políticas como culturais”. Tendo a história como cenário, esta avaliação é tecida ao longo do filme. Mary McCarthy viaja até ao Saigão durante a guerra do Vietnam para contestar a presença americana. Gore Vidal e Norman Mailer lutam pelo feminismo. Michael Greenberg relata a raiva e frustração do Movimento Occupy Wall Street. Joan Didion lê o seu artigo sobre jovens injustamente condenados no caso de 1989 do Central Park Jogger. “As revistas não mudam o mundo, mas moldam um determinado clima de ideias”, refere o colaborador Avishai Margalit. “Há uma metáfora: a influência é como um cavaleiro num jogo de xadrez, um movimento direito e outro diagonal. Não segue linhas rectas”.

Lê Também:   Depois de Assassinos da Lua das Flores, Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio reunem-se para este tão aguardado biopic

Uma Discussão com 50 Anos captura o poder das ideias na formação da história e documenta esse processo extraordinário.

  • Realizador: Martin Scorsese, David Tedeschi
  • Atores: Barbara Epstein, W.H. Auden, Isaiah Berlin
  • Facebook: Midas Filmes
  • Midas Filmes | 2014 | Alemanha | Documentário | 137′

uma-discussao-com-50-anos

Consulta:  Guia das Estreias de Cinema

Uma Discussão com 50 Anos | 2 de fevereiro nos cinemas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *