Do Livro à Tela | Viver Depois de Ti
Com uma história a roçar os contos de fada da Disney, Viver Depois de Ti é um murro no estômago. Mas será que a adaptação ao cinema conseguiu captar a essência do livro?
Viver Depois de Ti foi um dos filmes mais aguardados deste Verão. Não só devido à dupla de protagonistas, com Emilia Clarke (Game of Thrones) e Sam Claflin (The Hunger Games), mas também pela história, que gerou bastante controvérsia.
À primeira vista, a história criada por Jojo Moyes assemelha-se a um dos muitos romances de Nicholas Sparks. É uma história de amor entre uma rapariga excêntrica e de um jovem tetraplégico arrogante. Mas, mesmo repleto de romance e de drama, Viver Depois de Ti retrata de forma crua um tema polémico, mostrando um conto de fadas marcado por uma frieza realista que muitas vezes falta às obras de Spark.
Lê também: Livros a não perder | Seleção de outubro 2016 by MHD
Viver Depois de Ti acompanha Louisa Clark (Emilia Clarke), uma jovem criativa e excêntrica que vive numa vila em Inglaterra. Sem um rumo definido na sua vida, Lou anda de trabalho em trabalho, para poder ajudar a sua família a pagar as contas. Porém, a sua habitual visão alegre da vida é posta à prova quando aceita o emprego de assistente domiciliária de Will Traynor (Sam Claflin), um jovem e abastado banqueiro que fica numa cadeira de rodas após um acidente ocorrido há dois anos. Deixando de ser a alma aventureira de outros tempos, o agora cínico e arrogante Will desistiu de tudo. Mas Lou decidir mostrar-lhe que a vida merece ser vivida, embarcando os dois numa série de aventuras.
Mais importante que discutir se a obra é ou não boa literatura, o objetivo é perceber se a adaptação conseguiu agarrar a essência do livro. Apesar de não se registarem grandes diferenças entre o livro e o filme, o guião não apresenta algumas das sequências mais importantes do livro e vários detalhes importantes para perceber as personagens.
Consulta ainda: Guia das Estreias de Cinema | Outubro 2016
A maior diferença na adaptação é a não inclusão da sequência em que Lou tem um ataque de pânico num labirinto do castelo e confessa a Will que foi violada por um grupo de rapazes. Embora não esteja completamente explícito no livro, esta cena explica alguns elementos da personalidade de Louisa, entre eles a comodidade da protagonista e a falta de vontade de mudança.
Na adaptação também algumas personagens foram suavizadas. Quem leu o livro acaba por detestar a irmã mais nova de Lou. Apesar de Treena (Jenna Coleman) apoiar a irmã com no que toca a Will, ela é apresentada de forma egoísta e egocêntrica. A produção apostou numa numa relação mais próxima entre as irmãs.
Ainda sobre personagens detestáveis, Patrick, o namorado de Lou, foi muito poupado no filme. Matthew Lewis (Harry Potter) fez um ótimo trabalho em traduzir a obsessão com o fitness, os ciúmes e o egocentrismo. Todavia, os defeitos de Patrick vão mais longe no livro, quando, depois de Louisa ter terminado com o namoro, ele contou para os media os planos de Will. Também na obra, a relação entre Lou e Patrick vai mais longe: o casal chega mesmo a morar junto.
Vê também: 33 livros para ler antes das adaptações ao cinema
Também a cena da praia sofreu uma importante alteração que levou a que o filme não provoque tanto “choro de baba e ranho” para quem leu o livro. Na obra de Moyes, Louisa diz a Will que o ama: “I know there are all sorts of reasons I shouldn’t even be saying what I am. But I love you. I do. I knew it when I left Patrick. And I think you might even love me a little bit”. A confissão da protagonista leva a que a rejeição de Will – ele diz que não é o suficiente – seja ainda mais pesada e dura. Sentimentos que o filme não consegue despertar em profundidade.
No geral, Viver Depois de Ti é uma adaptação muito bem conseguida, uma vez que existe uma grande aproximação entre o filme e o livro. Contudo, o livro é mais completo e capaz de provocar uma maior “tempestade de sentimentos” do que a longa-metragem. A obra literária faculta-nos mais detalhes, mais perspetivas de outras personagens sem ser da Lou e, acima de tudo, falta a profundidade na sequência da praia.
Todavia, embora a adaptação de Viver Depois de Ti peque por algumas ausências no guião do filme, tanto a realizadora como a dupla de protagonistas conseguiram captar e transmitir a esperança e frieza que marcam o livro. No entanto, é de lamentar que este título seja mais um entre as centenas de obras românticas, por tratar de uma forma não poética um tema tão polémico como a eutanásia.
Viver Depois de Ti
Título original: Me Before You
Autora: Jojo Moyes
Editora nacional: Porto Editora
Realizador: Thea Sharrock
Elenco: Emilia Clarke, Sam Claflin, Steve Peacocke, Jenna Coleman, Matthew Lewis, Charles Dance, Janet McTeer, Brendan Coyle