Duas Novas Secções no Leffest’13: Rupturas e Cinema & Literatura

RUPTURAS apresenta filmes de Nagisa Ôshima, Jean-Luc Godard, Jerzy Skolomowski, Vera Chytilová, Werner Schroeter, Carmelo Bene, Michelangelo Antonioni, João Pedro de Andrade ou Robert Kramer, que vieram reinventar e inovar a história do cinema e das artes em geral, feitas do desafio, do inconformismo e do risco, e que tiveram um papel determinante para o cinema e para as nossas vidas.

A arte avança com rupturas que desafiam o que está instituído. Depois das vanguardas do início do século, os anos 60 do século XX foram um período rico em propostas inovadoras e de ruptura, com o aparecimento das ‘novas vagas’ ou ‘vários cinemas novos’, de obras marcadas por uma racionalidade estética, política e sexual, onde se pressentem já as revoltas que se seguiram, do Maio de 68, em França, à Primavera de Praga; da contestação da guerra do Vietname à revolução dos costumes.

Desde o início, a história do cinema cruzou-se com a literatura, assimilando e subvertendo técnicas (veja-se por exemplo a influência das obras de Dickens em Grifith), ou adaptando obras literárias (Mélies ‘adaptou’ Fausto, Robinson Crusoe ou Júlio Verne).

Nesta edição do LEFFEST, mostramos e confrontamos, na secção CINEMA & LITERATURA, diferentes adaptações de obras que fazem parte do património literário universal, como Madame Bovary, de Gustava Flaubert, Guerra e Paz, de Lev Tolstoi, Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (quando se celebram os 100 do início da publicação do primeiro dos sete volumes da obra), Fausto, de J. W. Goethe, ou Diário de uma Criada de Quarto, de Octave Mirbeau, ainda Robinson Crusoe, de Daniel Defoe, e História da Minha Vida, de Giacomo Casanova.

RUPTURAS

  • Noite de Nevoeiro no Japão – Nagisa Ôshima
  • Walkower – Jerzy Skolimowski
  • Daisies – Vera Chytilová
  • Macunaíma – Joaquim Pedro de Andrade
  • Eika Katappa – Werner Schroeter
  • Ice – Robert Kramer
  • Nostra signora dei turchi – Carmelo Bene
  • Deserto vermelho – Michelangelo Antonioni
  • Week End – Jean-Luc Godard
  • La Prise de Pouvoir par Louis XIV – Robert Rosselini

 

CINEMA & LITERATURA

  • Guerra e Paz – King Vidor
  • Guerra e Paz – Sergei Bondarchuk
  • Macbeth – Orson Welles
  • Othello – Orson Welles
  • Filming Othello – Orson Welles
  • Journal d’une Femme de Chambre – Jean Renoir
  • Journal d’une Femme de Chambre – Luís Buñuel
  • Vale Abrãao – Manoel de Oliveira
  • Madame Bovary – Jean Renoir
  • Madame Bovary – Claude Chabrol
  • Madame Bovary – Vincent Minelli
  • Rescue and Save – A. Sokurov
  • Robinson Crusoé – Luis Buñuel
  • Les Aventures de Robinson Crusoé – George Méliès
  • Casanova de Fellini – Federico Fellini
  • Faust – F. W. Murnau
  • Los 5 Faust de F.W. Murnau – L. Berriatúa (Doc)
  • Campanadas a medianoche – Orsan Welles 1965
  • O tempo renncontrado – Raúl Ruiz
  • A Cativa – Chantal Akerman
  • A Paixão de Swann – Volker Schlöndorff

Nota: De referir, por fim, a exibição de dois clássicos de John Ford do início da década de 40: AS VINHAS DA IRA, adaptado do romance de John Steinbeck, e A ESTRADA DO TABACO, a partir do romance homónimo de Erskine Caldwell, obras inquietantes e de capital importância a que é urgente retornar pelo paralelo da situação que hoje vivemos.


Também do teu Interesse: