E o assassino é… [SPOILER]
Em “The Lion and the Rose” o jovem e cruel monarca, Joffrey Baratheon (Jack Gleeson), sucumbe a um cálice de vinho envenenado durante o seu próprio casamento. Enquanto todas as evidências apontavam para Tyrion, que foi efectivamente preso pelo assassinato, durante episódio 4, “Oathkeeper”, foi finalmente revelada a identidade do culpado, ou melhor dizendo, dos culpados. Pois é, tudo não passou de uma armadilha orquestrada por Littlefinger e executada por Olenna Tyrell (com uma ajudinha extra de Ser Dontos). É caso para dizer, mas que dupla!
Os planos para o assassinato de Joffrey começam logo no primeiro episódio da 4 ª temporada, quando Ser Dontos reaparece para dar Sansa um colar. Sem o conhecimento de Sansa, uma das jóias do colar é realmente um frasco de veneno. Facto este conhecido apenas por Olenna Tyrell que, durante o casamento, se aproxima de Sansa para prestar-lhe condolências. Durante a cena, Olenna acaricia o colar de Sansa e discretamente subtrai uma das jóias para posteriormente a adicionar ao cálice do Rei.
Enquanto Joffrey está sufocando, Ser Dontos aparece mesmo a tempo de propiciar a fuga de Sansa, sabendo que o colar poderia implicá-la. Dontos leva Sansa para um barco, onde Littlefinger a espera para revelar toda a verdade. Eventualmente, Littlefinger mata o ex-cavaleiro para não deixar “pontas soltas”, antes de partir para o Vale com Sansa.
Citando apropriadamente a matriarca Tyrell: “Matar um homem durante um casamento … horrível. Que tipo de monstro faria uma coisa dessas?” Bem, quando o homem em questão se trata de Joffrey e o que está em causa é o futuro da sua neta Lady Olenna parece colocar os [falsos] escrúpulos de parte. Quanto a Littlefinger, alguém sabe que propósitos realmente o movem?
eu achei que quem tinha matado seria a mae dele… nao confio nela de jeito nenhum