Crédito editorial: LALAKA / Shutterstock.com / ID: 2482305913

Foi este o impacto da Entrada da Digi em Portugal, revela a ANACOM

A Digi continua a mexer com as telecomunicações em Portugal. A presidente da ANACOM, Sandra Maximiano, afirmou recentemente que a operadora romena deu “um abanão” ao mercado.

Ou seja, a entrada da operadora low cost fez com que as outras operadoras fizessem reduções de preços e novas ofertas mais competitivas.

Pub
Lê Também:
Continente e Pingo Doce com mega desconto em todos os sets LEGO

Digi obrigou outras operadoras a baixar os preços

operadora
Sutthiphong Chandaeng / Shutterstock.com

A entrada da Digi fez-se sentir sobretudo nas zonas onde a empresa iniciou operações com propostas de baixo custo. Segundo Sandra Maximiano, essa estratégia forçou os restantes operadores a reagirem com preços mais atrativos.

Ainda assim, a presidente da ANACOM assinalou que o impacto da renegociação foi “limitado”, apesar de reconhecer que os preços baixaram mais do que mostram as estatísticas oficiais. Sublinhou também que a perceção global das descidas não é total, uma vez que muitas ofertas competitivas surgiram de forma localizada, apenas nas áreas onde a Digi opera. Ou seja, sem a fidelização de 2 anos, a Digi ganhou vários clientes.

Pub

A concorrência é sempre bem-vinda

Além disso, a Digi instalou uma rede própria, o que contribuiu para dinamizar o mercado e aumentar a pressão para as restantes operadoras. De acordo com a ANACOM, a empresa já ultrapassa a MEO no número de estações de 5G, apesar de ainda não garantir cobertura nacional.

Durante a audição parlamentar, a presidente do regulador disse que há provas claras de impacto positivo nos segmentos de preços mais baixos. À medida que a Digi alargou a sua presença, os operadores nacionais ajustaram as suas ofertas, alinhando-as com a gama low cost.

Pub

Portugal mantém uma posição favorável no panorama europeu no que toca à cobertura 5G, que já ronda os 90%. A ANACOM pretende, no entanto, aumentar a exigência para cobertura em zonas menos povoadas, as chamadas “áreas brancas”, sobretudo no contexto da renovação de licenças prevista para 2027.

Há outros assuntos abordados pela predisente da ANACOM?

operadora internet móvel meo
© CL STOCK via Shutterstock // ID 2260882391

Sandra Maximiano referiu também a implementação do Regulamento Europeu dos Serviços Digitais. A presidente reconheceu atrasos, justificando-os com a necessidade de articular responsabilidades com 32 entidades relevantes e com dificuldades em contratar e reter talento qualificado. Assim sendo, admite alargar o perfil de profissionais da ANACOM, integrando cientistas de dados e psicólogos, além dos especialistas tradicionais.

Pub

Assim sendo a presidente também anunciou que está em preparação o processo para atribuição do lote de espectro na faixa dos 700 MHz, remanescente do leilão 5G. Em matéria de fiscalização, a Anacom realizou em 2024 quase duas mil ações preventivas e 250 inspeções presenciais.

Lê Também:
Estes são os melhores 10 sets LEGO para este Natal

A presidente destacou ainda as medidas propostas ao Governo após o apagão das redes em abril dste ano. A identificação de infraestruturas críticas e a criação de uma Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança foram passos decisivos para mitigar futuros riscos.

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *