Estreiam 6 filmes esta semana nas salas de cinema e estes são os 3 melhores (15 de janeiro)
E mais uma semana, mais uma mão cheia de estreias nas nossas salas de cinema. Assim, esta quinta-feira 15 são 6 os novos filmes que poderás ver. Destacamos-te os 3 melhores.
Há terror sobrenatural, grandes interpretações, animação, uma estreia na realização e o fator Oscars à vista…
28 Anos Depois: O Templo dos Ossos – O regresso ‘oposto’ da saga
Para amantes de filmes pós-apocalípticos, vai haver um novo acompanhante para “Greenland: Um Novo Começo” (2026, Ric Roman Waugh). Então, porque não fazes sessão dupla?
“28 Anos Depois: O Templo dos Ossos” (2026, Nia DaCosta) é o quarto filme da saga criada por Danny Boyle em 2003 com “28 Dias Depois”. Esta longa-metragem foi filmada ao mesmo tempo que o terceiro filme estreado no ano passado “28 Anos Depois” (realizado por Danny Boyle).
Neste novo filme a perspetiva inverte-se face aos anteriores. Assim, já não são os infetados que são a maior ameaça à sociedade e os sobreviventes podem ter uma desumanidade cada vez mais estranha e aterradora.
Continuando a história de “28 Anos Depois”, o Dr. Kelson (interpretado por Ralph Fiennes) enfrenta uma nova e chocante relação que pode criar uma reviravolta no mundo tal como o conhecem. Paralelamente, o encontro de Spike (Alfie Williams) com Jimmy Crystal (Jack O’Connell) vai ser um grande pesadelo.
Além dos nomes já citados, fazem igualmente parte do elenco nomes como Emma Laird (Jimmima), Chi Lewis-Parry (Samson), Robert Rhodes (Jimmy Jimmy), Erin Kellyman (Jimmy Ink), Louis Ashbourne Serkis (Tom), entre outros.
Para os fãs da saga, está já a ser planeado um quinto filme, realizado por Danny Boyle, com data de estreia por anunciar.
Mata-te, Amor – A estreia da semana a pensar nos Oscars
Sofreu um atraso de uma semana, já que tinha estreia prevista para o passado dia 8 de janeiro.
É um dos potenciais filmes a entrar na corrida aos Oscars de 2026 e está atualmente nomeado ao Golden Globe para melhor atriz em filme dramático (Jennifer Lawrence).
“Mata-te, Amor” (2025, Lynne Ramsay) é a história de Grace (Jennifer Lawrence) e do seu companheiro Jackson (Robert Pattinson) que se mudam para uma casa de campo. Ela tem o sonho de ser escritora. No entanto, entretanto, nasce o primeiro bebé do casal. Com as novas pressões da maternidade e a ausência constante de Jackson, tudo se começa a desmoronar à volta de Grace.
O filme teve estreia mundial no Festival de Cannes de 2025. Marca igualmente o regresso da realizadora Lynne Ramsay oito anos após a sua última longa-metragem “Nunca Estiveste Aqui” (2017). Pelo meio, realizou ainda a curta-metragem “Brigitte” (2019) com a fotógrafa Brigitte Lacombe. Lynne Ramsay é mais conhecida por ter realizado o emblemático “Temos de Falar Sobre Kevin” (2011), nomeado a 3 prémios BAFTA.
Além de Jennifer Lawrence e Robert Pattinson fazem parte do elenco desta estreia da semana nomes como, por exemplo, Sissy Spacek, Nick Nolte, LaKeith Stanfield, Kennedy Calderwood, Gabrielle Rose, Clare Coulter, entre outros.
Arco – a estreia da semana para as crianças
Esteve nomeado para o Golden Globe de melhor filme de animação, após já ter ganho o prémio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy. Pode, claro, ser agora um dos nomeados ao Oscar de melhor filme de animação.
“Arco” (2025, Ugo Bienvenu e Gilles Cazaux) é um filme de animação francês com a narrativa a decorrer em 2075, com o protagonista Arco a provir de um futuro ainda mais distante.
Arco tem 12 anos e vive num futuro distante onde as viagens no tempo são uma realidade. No seu primeiro voo com o novo fato arco-íris, perde o controlo e aterra no passado. Uma menina da sua idade, Iris, vê-o cair. Face a isto, ela ajuda-o em segredo e tenta enviá-lo de volta para a sua época.
De acordo com as informações disponíveis neste momento, o filme deverá estar disponível nos cinemas apenas na versão dobrada em português. Contudo, até ao momento, não foram revelados os nomes de quem fez as vozes.
Restantes estreias da semana

- “A Grande Eleanor” (2025, Scarlett Johansson): É a estreia na realização de Scarlett Johansson e conta a história de Eleanor Morgenstein (June Squibb) que, com 94 anos, perde a sua melhor amiga e muda de cidade para se aproximar da filha e do neto. Em pouco tempo, sente-se deslocada e inscreve-se num centro de apoio e lá conta uma história onde se vai tornar, inadvertidamente, o centro das atenções.
- “O Bolo do Presidente” (2025, Hasan Hadi): Está na ‘shortlist’ para o Oscar de melhor filme internacional. A narrativa decorre no Iraque nos anos 1990 onde uma rapariga de 9 anos tem a tarefa de fazer o bolo de aniversário do presidente. Nada pode falhar, senão, vai ser punida.
- “O Meu Amigo É Ninja 3” (2025, Thorbjørn Christoffersen e Anders Matthesen): É igualmente um filme de animação. Contudo, trata-se de uma animação para crianças um pouco mais velhas (já que é para M/12) e a continuação dos dois filmes anteriores de 2018 e 2021. Trata-se do encerrar do ciclo de uma trilogia onde Alex começa a desinteressar-se pelas missões. Apesar da ânsia do Ninja em querer ter uma nova missão, Alex prefere passar o tempo com os seus amigos. No entanto, tudo muda quando Alex se envolve num mal-entendido com Marco, o namorado de Jéssica. Tal como “Arco”, também esta animação deverá estar disponível apenas na versão dobrada em português. A saber, as vozes são de Rui Unas, Simon Frankel, Melânia Gomes, João Arrais, Bruno Ferreira, entre outros.

