Photo by James Lisle/Searchlight Pictures - © 2025 Searchlight Pictures. All rights reserved.

Família de Aluguer – Análise

Brendan Fraser conquistou o público no final dos anos 90 com filmes como “The Mummy”. Depois de um tempo afastado do mundo do cinema, voltou em grande com “The Whale” em 2022, que lhe deu o Óscar de Melhor Ator.

Agora, podemos afirmar que o ator está de regresso e em grande forma com o seu novo filme, “Família de Aluguer” (“Rental Family” no original). O filme passa-se no Japão e acompanha, então, um ator americano que está em busca de um propósito quando, por acaso, chega até ele um trabalho numa agência que dá aos atores papéis na vida real dos seus clientes.

Pub

Assim, à medida que o protagonista começa a ficar mais imerso no mundo dos seus clientes, começa a criar laços que confundem a sua performance com a realidade. O que se torna num confronto entre o seu trabalho e as questões morais que este implica.

Uma história original

Num universo cinematográfico entupido por remakes, sequelas e adaptações, é mesmo uma lufada de ar fresco conhecer uma história que ainda não foi contada. Uma história com uma grande identidade cultural.

Pub Ad Banner

Que celebra e partilha a diferença, com muito respeito, emoção e espaço para o humor. Esta história parece rebuscada mas é, na verdade, inspirada num negócio que existe mesmo no Japão, há já muitos anos.

Lê Também:
Brendan Fraser considera este filme um “marco” na sua carreira

Pub

Assim, o filme explora este negócio e o porquê de ele existir. Trabalhando muito sobre a necessidade de conexão que a nossa sociedade vive. E é, também, sobre o aprender a estarmos bem connosco próprios, sabendo que somos suficientes.

Apesar das histórias emocionais que conta, o filme nunca fica lamechas. Tem altos e baixos mas, no final, é um filme simples e feliz. Uma ótima forma de começar mais um ano de cinema, diga-se. Sobretudo, porque como diz o próprio protagonista, Brendan Fraser, numa entrevista à Variety: “Este é um filme sem vilões”.

Pub

Mais desenvolvimento elevaria este filme a um novo patamar

Retal Family com Brendan Fraser
https://www.imdb.com/title/tt14142060/mediaviewer/rm1508028418/?ref_=ttmi_mi_1

Como disse, esta é uma história muito original. Tem excelentes atuações. E é, sobretudo, um feel good movie. Contudo, e talvez por não ser um filme muito longo, peca no desenvolvimento das relações entre as personagens.

“Família de Aluguer” é eficaz a criar ligações entre as personagens e transmitir isso ao espectador. No entanto, precisava de mais tempo com estas personagens para tornar as suas relações mais impactantes para o espectador.

Pub

Faltava, também, conhecer mais sobre o protagonista. Perceber como foi parar àquele país, o que o fez tornar-se ator e o porquê de aceitar aquele trabalho. Ao fim ao cabo, também ele precisava de conexão, mas isso poderia ser mais explorado.

Brendan Fraser regressa em grande

Família de aluguer com Brendan Fraser
Photo by James Lisle/Searchlight Pictures – © 2025 Searchlight Pictures. All rights reserved.

Tendo em conta os seus papéis, não é nenhuma surpresa que Brendan Fraser tenha, aqui, uma grande atuação. Mas o seu papel em “Família de Aluguer” é contido. É simples, sem grandes floreados. E é muito real, parece uma pessoa real.

Pub

E é isso que é especial nesta sua atuação, parece que estamos a ver quase um reality show. Além do ator, também Mari Yamamoto, Shannon Gorman, Takehiro Hira e Akira Emoto fazem parte do elenco.

Akira Emoto surpreende com uma personagem complexa, que nos agarra desde logo. O ator consegue criar uma grande química com Brendan Fraser e dá-nos uma das maiores ligações do filme.

Pub

Conclusão

“Família de Aluguer” é um filme simples e humano, que mostra Brendan Fraser em grande forma e aposta numa história original sobre conexão e propósito. Apesar de algum desenvolvimento em falta, funciona bem como um feel good movie.

Pub
Overall
7/10
7/10
Sending
User Review
0 (0 votes)

About The Author


Leave a Reply