Fantasporto 2014 | Semana dos Realizadores ganha preponderância sobre o Fantástico

 

FANTASPORTO EM VELOCIDADE DE CRUZEIRO: SEMANA DOS REALIZADORES GANHA PREPONDERÂNCIA SOBRE O FANTÁSTICO.

O 34º Fantasporto entra no segundo terço da sua programação em velocidade de cruzeiro, com a antestreia mundial de “Viral”, a comédia de acção e suspense do espanhol Lucas Figueroa, que concorre na secção Semana dos Realizadores a abrir a programação do Grande Auditório de terça-feira de Carnaval. O arranque para dois dois intensos de projecções com muitos realizadores que no Porto vêm apresentar os seus filmes. Mistério, acção, suspense e humor serão tónicas diversas neste segundo terço da programação do Fantas´2014.

Serão igualmente exibidos “Stalled”, do britânico Christian James, “The Red Robin”, do americano Michael Wechsler, este em antestreia europeia. Dois dos filmes mais aguardados pelos cinéfilos poderão ser vistos logo a seguir: a co-produção turco-ucraniana “Love Me”, de Maryna Gorbach, e “Whitching and Bitching”, o novo filme de Alex de la Iglesia, mais um cineasta descoberto pelo Fantas.

No Pequeno Auditório exibem-se as duas longas-metragens portuguesas a concurso no Fantasporto, “O Espinho da Rosa”, co-produção luso-guineense de Filipe Henriques (seleccionada para a secção Cinema Fantástico), e “Pecado Fatal”, de Luís Diogo, que concorre na Semana dos Realizadores, ambas concorrente ao Prémio Cinema Português, a outra secção oficial do Fantas que hoje se inicia.

E NA QUARTA FEIRA…

Na quarta-feira o programa apresenta diferentes géneros, desde a comédia dramática de ficção científica “LFO”, de Antonio Tublen (Suécia/Dinamarca), até ao drama vampiresco “Chimères”, do suíço Olivier Beguin, aos inquietantes mistérios que rodeiam tanto “The Eternal Return of Antonis Paraskevas” (da grega Elyna Psikou) como “The Stange Colours of Your Body’s Tears”,  de Helène Cattet e Bruno Forzani,  e à sátira social “Miss Zombie”, de Hiroyuki Tanaka, realizador japonês mais conhecido como Sabu, outra revelação feita pelo Fantasporto, curiosamente vários filmes fortíssimos candidatos aos prémios.

No Pequeno Auditório a programação da tarde de quarta-feira será dedicada às curtas apresentadas pelas diversas escolas de cinema a concurso na respectiva competição, enquanto à noite se apresenta “O Recado”, de José Fonseca e Costa (integrado na homenagem a Henrique Espírito Santo) e prosseguem, às 23:00, as Industry Screenings, com “Tender Hooks”, de Kate Shenton, uma produção da Jinga Films.

A secção Industry Screenings é uma espécie de mercado do filme aberto pelo Fantasporto para proporcionar às produtoras de cinema oportunidade de mostrar os seus filmes aos distribuidores internacionais, o que está a atrair muitos profissionais estrangeiros ao Porto.

Na quinta-feira a secção Semana dos Realizadores domina a programação do Grande Auditório do Rivoli, com o inquietante “Love Eternal”, do irlandês Conor Barry,  a truculência de “Heavenly Shift”, do húngaro Márk Bodsár,  o drama cruel “Rough Play”, do sul-coreano Yeon-Schick Shin, e o surpreendente “Houston”, do alemão Bastien Günther . O quinto filme do dia é “Why Don’t you Play in Hell?”, de Shion Sono, ambientado no meio cruel das máfias japonesas Yakusa, que está a concurso na secção Cinema Fantástico.

No Pequeno Auditório prossegue a exibição das curtas das diversas escolas de cinema presentes da respectiva competição, enquanto à noite se apresenta o clássico“Veredas”, de João César Monteiro (integrado na homenagem a Henrique Espírito Santo) e prosseguem, às 23:00, as Industry Screenings, com “Heart Land”, de Fred Holmes, uma produção da CinemaVault.