© 2014 Warner Bros

Robert De Niro vai estar em Lisboa este fim-de-semana e esta é a razão

O Beato Innovation District, em Lisboa, recebe, pela primeira vez, o Festival Tribeca, criado por Robert De Niro.

Robert De Niro chega a Portugal e traz o Festival Tribeca consigo. Em conjunto com a produtora Jane Rosenthal e o investidor Craig Hatkoff, Robert De Niro criou o Festival de Cinema Tribeca, em 2002, com o objetivo de revitalizar o bairro de Tribeca, em Nova Iorque, tanto economica como culturalmente, após a tragédia do 11 de setembro. Atualmente, o festival promove não só filmes mas, também, música, artistas, podcasts e séries de televisão.

2024 é o primeiro ano em que o Festival Tribeca se expande até à Europa e Lisboa será a cidade que o vai acolher, nos dias 18 e 19 de outubro, no Beato Innovation District.

Lê Também:
Podia Ter Esperado Por Agosto, a crítica | César Mourão e a comédia romântica do verão


A não perder no Festival Tribeca

the stand
© HBO Portugal

O Festival vai-se focar maioritariamente em conversas entre grandes nomes da Cultura Pop nacionais e internacionais. O humorista português Ricardo Araújo Pereira vai-se juntar à atriz e comediante norte-americana Whoopi Goldberg, para uma conversa sobre a importância da comédia e do drama para a saúde mental. O próprio criador do Festival, Robert De Niro, terá um painel com Jane Rosenthal, moderado por Francisco Pedro Balsemão, o CEO do Grupo Imprensa, onde vão partilhar a história e o legado social e cultural do Festival Tribeca.

O ator e produtor Joaquim de Almeida, que já fez inúmeros filmes em Hollywood, como “Fast and Furious” e “Road House”, junta-se ao ator e realizador Francisco Froes para uma conversa intimista e despretensiosa, sobre o tema “De Portugal a Hollywood”. A realizadora e argumentista americana Patty Jenkins, que realizou os filmes de “Wonder Woman”, disponíveis na Netflix e na Max Portugal, estará presente para um painel sobre a importância das mulheres na indústria do cinema, ao lado de Mariana Monteiro, Inês Lopes Gonçalves, Soraia Chaves e Gisela João.


Também há espaço para podcasts

Julia Palha
Julia Palha é Laura, uma ‘betinha’ de Lisboa. ©NOS Audiovisuais/Divulgação

Durante o Festival Tribeca, os espectadores também vão poder assistir a vários podcasts ao vivo. É o caso de “Geração 70”, conduzido por Bernardo Ferrão, com a atriz Anabela Moreira como convidada, “Na Realidade é Ficção”, com César Mourão e Daniel Oliveira, sendo apresentado pelo ator Renato Godinho, e “Coisa Que Não Edifica Nem Destrói”, de Ricardo Araújo Pereira, que terá a humorista Mariana Cabral como convidada.


Filmes em destaque

anora cannes sean baker
© Cre Film

Não são só conversas a passar por este Festival, também haverá visionamentos de filmes, tanto portugueses como internacionais. “Anora” terá a sua estreia em Portugal, no Festival Tribeca, semanas antes de estrear nos cinemas. Este filme, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, segue a história de uma prostituta de Nova Iorque que vê a chance de ter um final feliz, quando se apaixona pelo filho de um oligarca russo. No entanto, a família do noivo está contra o casamento dos dois. 

Podia Ter Esperado Por Agosto” é outro dos filmes em visionamento durante o Festival. Este é o primeiro filme de César Mourão como realizador e conta a história de dois amigos que vivem numa aldeia remota e elaboram um plano inusitado para atrair a mulher pela qual um deles está apaixonado, de Lisboa até à pequena aldeia. Após o visionamento do filme, o realizador César Mourão, o produtor Diogo Brito e os atores Júlia Palha e Kevin Dias vão fazer uma sessão de perguntas e respostas. 

“Chuva de Verão”, filme português que estreou recentemente nos cinemas, também fará uma passagem pelo festival. O filme de António Mantas Moura segue um grupo de oito amigos que todos os anos se reúne na mesma casa de férias. No entanto, este verão é diferente. Laços são postos à prova, há novas dinâmicas de grupo, novos elementos e duelos interiores. No final do screening, o realizador e os atores do filme vão-se juntar para responder a perguntas dos espectadores.

Música não pode faltar

dino d' santiago
© Convento São Francisco

A animação não fica por aqui, também há música ao vivo. Durante os dois dias de Festival, vão passar pelo Beato Innovation District Samuel Úria, Gisela João, Dino D’Santiago, Diana Castro, Progressivu & Blaya e o DJ Xinobi. Todos estes concertos são gratuitos e abertos ao público, sendo que começam às 20h30 em ambos os dias, mas o recinto está aberto desde as 19h.

Ainda há bilhetes há venda para o Festival Tribeca, que chega a Lisboa já no dia 18 de outubro.



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *