Este filme com Zendaya e 88% no Rotten Tomatoes está prestes a chegar à televisão portuguesa
Os canais TVCine já começaram a apresentar a sua programação para o mês de outubro que hoje começa. Vêm aí grandes filmes e séries, como já é apanágio dos canais premium. Como a primeira janela televisiva dos filmes, os TVCine apostam forte com os filmes mais recentes. Assim, vai estrear já no início deste mês o aclamado filme “Challengers” (2024, Luca Guadagnino).
Este filme tem no centro da sua narrativa o ténis e conta no elenco principal com nomes como Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist. Inicialmente, o filme iria estrear no Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2023. Contudo, devido à greve dos atores que estava a decorrer nos E.U.A., a Amazon MGM acabou por retirar o filme do festival e adiá-lo.
Assim, a obra acabou por não ter uma passagem em festivais de cinema, tendo estreado mundialmente a 18 de abril de 2024 simultaneamente na Austrália e Nova Zelândia. Em Portugal, estreou a 25 de abril e foi o filme mais visto nos cinemas nessa semana. Apesar de ir descendo de posição no ranking, manteve-se no top 5 durante 4 semanas consecutivas.
Quando vais poder ver Challengers?
O filme “Challengers” vai chegar ao canal TVCine Top já na próxima sexta-feira 3 de outubro às 21h30. Após a exibição em emissão linear, a obra ficará igualmente disponível nas gravações automáticas da tua box e no serviço TVCine+.
“Challengers” recebeu mais de 150 nomeações para prémios. Das premiações arrecadadas destaca-se o Globo de Ouro de melhor composição musical, com autoria de Trent Reznor e Atticus Ross (os mesmos autores da música de “A Rede Social”, 2010, David Fincher).
Além do trio de protagonistas, fazem parte do elenco do filme nomes como Darnell Appling, Bryan Doo, Shane T Harris, Nada Despotovich, Joan Mcshane, Chris Fowler, Mary Joe Fernandez, A.J. Lister, entre outros.
Qual é a narrativa do filme?
Em “Challengers”, Tashi Donaldson (Zendaya) é uma jogadora de ténis que termina a sua carreira devido a uma lesão. Entretanto, torna-se uma treinadora de elite. Ela é conhecida por uma forte personalidade e por ter uma mente estratégica. Quando o seu marido entra num torneio de nível baixo – um challenger – e defronta o antigo melhor amigo e ex-namorado de Tashi, as rivalidades e paixões mal resolvidas são reavivadas.
Tashi envolve-se num complicado triângulo amoroso, num confronto direto com o seu passado. Vai ser uma dinâmica tóxica e de jogo extremamente sujo, quer dentro quer fora do court. A vida e a carreira vão diluir-se no meio desta história.
“Challengers” foi um sucesso, quer junto do público quer junto da crítica. Tem 88% de aprovação da crítica no site Rotten Tomatoes e 76% por parte do público.
Num artigo da Magazine.HD sobre os melhores filmes de 2024, Cláudio Alves destacou: “(…) ‘Challengers’ pode parecer um drama desportivo, mas são as relações emaranhadas dos três protagonistas que realmente lhe dão forma e fôlego, vibrando de paixão suada, quente, rubra, destrutiva e até milagreira. Desdobrando as muitas permutações de um triângulo romântico ao longo dos anos, Guadagnino filma Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist como jamais foram filmados, tornando-os em estrelas de luxúria tão forte que parece emanar do ecrã, permeando o ar até ao ponto em que lhe sentimos o sabor na ponta da língua. Mas o melhor de tudo nem são os corpos ou as intrigas. Não, o melhor é mesmo a forma cinematográfica deste sonho erótico.”