Rolf van Root no Unsplash

Será este o fim do ChatGPT?

O ChatGPT chegou e tem despertado enorme fascínio. Porém, há já um país que o baniu. Estamos a assistir ao início do fim?

A notícia caiu que nem uma bomba! O ChatGPT, um chatbot da empresa de tecnologia OpenAI, foi bloqueado temporariamente pela Autoridade Italiana de Proteção de Dados de atuar no país. A suspensão será válida até que a empresa de inteligência artificial cumpra “os regulamentos” da proteção de dados que estão em vigor na União Europeia”, explica o regulador.

Em causa está a não verificação da idade dos utilizadores. Como tal, expõe “menores a respostas absolutamente inadequadas em comparação com o seu grau de desenvolvimento e autoconsciência”. A empresa norte-americana tem até 20 abril para contestar as acusações. Se não o fizer, das duas uma: multa de 20 milhões de euros ou serão retidas cerca de 4% das receitas anuais.

Lê Também:   ChatGPT e a mentira chocante para conseguir ajuda humana

Além disso, de acordo com o The Guardian, verificou-se ainda falhas na proteção de informações pessoais dos utilizadores da versão premium. Uma falha terá estado na origem de um leak que inclui nome, e-mail e informações bancárias. A OpenAI respondeu às acusações através de um comunicado divulgado pelo site The New York Times.

“Trabalhamos ativamente para reduzir os dados pessoais no treino dos nossos sistemas de IA, como o ChatGPT, porque queremos que nossa IA aprenda sobre o mundo, não sobre indivíduos particulares”, afirma a empresa

“Não tenho capacidade de me impedir de funcionar”. Eis a resposta do ChatGPT quando questionado se vai acabar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *