Football Manager 2015 (PC) | Análise

 

 fm 2015  

  • Editora: Sega
  • Produtora: Sports Interactive
  • Plataformas: PC

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Football Manager é um jogo que se vive durante uma vida. Todos os anos somos brindados com um novo jogo e somos “obrigados” a jogar, a fazer várias temporadas, sabendo que daqui a um ano, quando o novo Football Manager sair, ainda estaremos a jogar este. É um fenómeno apenas compreendido por dois fatores: a qualidade do jogo, e por se tratar de futebol. É a paixão presente naqueles que nasceram num país em que este é o desporto rei, e todos nós sonhamos com a glória da nossa equipa. E é isso que Football Manager nos oferece: a possibilidade de glória num jogo cada vez melhor.

Football Manager 2013

Todavia, num jogo que já é tão completo, o que se conseguiu melhorar por forma a justificar uma nova aquisição? Que o jogo é bom já o sabemos, pois bastaria fazer igual ao anos passado e atualizar a base de dados… mas o que nos interessa é se está melhor. O que traz de novo?

A primeira diferença é a apresentação do jogo. Está diferente mas não de forma radical, e um jogador experiente nesta série não terá dificuldades ao fim de uma hora em saber onde está tudo o que precisa. Continua intuitivo e bem organizado, levando a que a jogabilidade nunca seja frustrante nem criando momentos em que achemos que podíamos ter feito melhor se soubéssemos que existia esta ou aquela funcionalidade.

FM2015-Team

Todavia, ainda antes de começarmos a notar as alterações na apresentação, o jogo obriga-nos a personalizar o nosso treinador, dando-lhe características que o vão moldar durante todo o jogo, influenciando as suas performances e capacidades. Teremos de adicionar os pontos que recebemos às características do nosso treinador e, mais importante, teremos de decidir que treinador seremos. Seremos um génio da tática que se foca nos treinos e estudar a equipa adversária? Ou seremos um génio da motivação e comunicação, que conhece os seus jogadores e consegue levá-los a dar o máximo em campo enquanto usa os mind games nas entrevistas?

O jogo torna-se assim muito mais personalizável enquanto dá maior destaque ao nosso staff. O staff é outro dos aspetos melhorados. Agora é mais difícil fazer uma boa observação dos jogadores, dependendo dos olheiros usados, existindo olheiros mais capazes de identificar esta ou aquela característica, mas que talvez precisem de mais tempo para ter uma certeza sobre determinado jogador.  Outro aspeto importante é a interação entre treinador e jogador, porque agora tem muito mais peso as promessas que fazemos aos nossos jogadores, adeptos ou direção.

fm2015_

Usando um melhorado sistema de procura, que mais parece um google dentro do jogo, o nosso focus pode virar-se para as entrevistas, tanto nas flash interviews, sempre presentes quando o nosso jogo é transmitido, como nas entrevistas antes e após o jogo, onde devemos aplaudir a melhorada lógica das perguntas, que são mais coerentes com o que se passou no jogo ou na temporada, mas também na sequência das mesmas, sendo normal que a nossa resposta influencie a pergunta seguinte. Pelo meio temos uma maior personalização dos jornalistas, e iremos começar a conhecer os mais agressivos, os mais polémicos ou os mais táticos.

fm 2015

Também nas nossas entrevistas de emprego existe uma melhoria, mas esperemos que nunca cheguem a este caso por desemprego. Em termos gráficos, Football Manager 2015 está melhor, agora com movimentos capturados em profissionais, os jogadores parecem mais reais, com muitos movimentos de finta e receção de bola. A juntar a esta melhoria, os jogadores têm agora os seus movimentos preferidos, que devemos usar e treinar, explorando estas características para que o jogador se sinta motivado e confiante a fazer o que mais gosta.

Por fim, para todos os que não tenham muito tempo, existe, novamente, o modo classic, com muito menos para se fazer, levando-nos de volta ao FM de há uma década, com o mesmo nível de vício, mas muito menos complexo para que seja possível em poucas horas fazer uma boa e entusiasmante temporada.

Com várias melhorias e uma base de dados cada vez mais impressionante, Football Manager é um jogo que todos os fãs irão adorar. Não é uma revolução mas é uma melhoria sólida e coerente com o que tem acontecido nos últimos anos. FM dá, cada vez mais, ênfase à parte psicológica dos jogadores e adeptos e a cada anos sentimos que este jogo é mais completo. Impossível de largar.

 

Pontos fortes:

  • Melhorias gráficas
  • Entrevistas com mais lógica
  • Personalização do treinador
  • Staff mais preponderante

Pontos fracos:

  • O modo Desafios não apresenta melhorias

LP

 

One thought on “Football Manager 2015 (PC) | Análise

  • Porque eu não tenho jogadores reais no meu save? Porque?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *