Football Manager 2016 – (PC) | Análise

 

Sinceramente, já não me lembro há quantos anos jogo FM… todos os anos uma nova versão com melhorias. Será FM 2016 capaz de nos levar a mais uma carreira pelo mundo dos treinadores de futebol?

 FM16_PC_2DPACK_WEB_PT_TEMP  

  • Editora: Sega
  • Produtora: Sports Interacative
  • Plataformas: PS4

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Tentemos fazer uma análise curta e objetiva de um jogo sobre o qual todos já ouvimos falar. O melhor simulador da profissão de um treinador de futebol está de volta, com melhorias e alterações, e será sobre essas pequenas diferenças que iremos falar.

Com uma base de dados cada vez maior, Football Manager 2016 está gigante, com muito para se fazer, muitos detalhes a cada minuto e se formos meticulosos, iremos sentir que tudo o que um treinador de futebol irá tentar controlar, está aqui simulado de alguma forma. Desde treinar os jogadores, escolher, contratar, falar com a imprensa, tratar dos orçamentos da equipa, motivar jogadores, etc… FM 2016 continua a aumentar as opções da série que já conhecemos.

fm2016

Felizmente o jogo continua a dividir-se em dois modos: o completo, em que teremos todas estas opções e que tornarão o avanço mais lento, mais rigoroso e realista. Por outro lado, voltamos a ter o modo Touch em que teremos uma experiência muito mais soft, com muito menos opções, mas igualmente estimulante para quem queira avançar rapidamente pelas temporadas do calendário.

Para quem queira uma experiência completa, o modo normal de jogo tem tudo o que podemos desejar. A interação com os jornalistas e com os jogadores está melhor, mais coesa, mais coerente e mais realista. Com isso entramos numa melhor área da psicologia que esta série tem vindo a melhorar. A motivação e a pressão são pontos fulcrais. Para além disso, existe um grande destaque para os treinos e formas como treinamos cada jogador. Uma das melhores adições é mesmo a capacidade de treinarmos jogadas estudas em bolas paradas com uma complexidade muito interessante e que dará frutos se bem executada. Acreditem que no fim da época poderá fazer a diferença.

Football-Manager-2016-Game

Estar atento ao mercado e a novos talentos é indispensável, tal como às contas do clube. Por outro lado, quem queira seguir no modo de jogo mais simples e rápido, terá aqui um glorioso regresso aos primeiros jogos da série em que fazer um campeonato inteiro era bastante rápido. Negociações, treinos e interação mais rápidas, mas também coerentes, dão a possibilidade a um jogador de não gastar tantas horas até alcançar os seus objetivos, podendo assim experimentar mais rapidamente outros clubes e campeonatos.

fm2016_

Todavia a grande novidade é a possibilidade de criar uma equipa. Escolhemos uma equipa já existente e fazemos uma substituição pela nossa equipa. Esta possibilidade vem responder à cada vez maior iniciativa dos jogadores de criarem equipas e as compararem com amigos. Para uns poderá não fazer grande sentido, para outros será uma novidade fantástica. Aqui realçamos as condicionantes que teremos pela frente, mas também o facto de sermos nós, ao escolher os atributos iniciais da nossa nova equipa, que iremos pautar a própria dificuldade do jogo.

FM

Por fim, destaque ainda para o grafismo do jogo. Os menus estão cada vez mais intuitivos e o jogo responde com maior rapidez. O grande destaque gráfico vai para as melhorias do motor de jogo, levando a que durante os encontros de futebol o jogo raramente demonstre alguma quebra e também existe uma melhoria gráfica em relação ao ano passado. Tudo isto ajuda ao realismo.

Não existe muito mais que possa ser dito que já não faça parte desta série há muitos anos. FM 2016 é, indiscutivelmente o rei do seu género, e mesmo que apresente sempre melhorias ligeiras, a verdade é que voltamos, sentimos a magia e ficamos viciados. Se apreciam o género ou se estão curiosos para experimentar, este é um jogo a ter.

 

Pontos fortes:

  • Gigantesca base de dados
  • Modo Touch
  • Cada vez mais realista e complexo
  • Poder criar um clube
  • Criação de lances de bola parada

Pontos fracos:

  • Não existe um grande salto em relação ao ano passado

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

Luís Pinto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *