Fora de Série | Scandal T4E14
FORA DE SÉRIE: EPISÓDIO 53
Scandal 4×14: “The Lawn Chair”
Um episódio marcadamente mais político que os outros (e não nos estamos a referir à história do episódio em si), por procurar retratar a alegada perseguição policial por indivíduos afro-americanos.
De facto, começando com o caso Ferguson, que abalou os Estados Unidos há uns meses atrás, notícias de ataques policiais (perpetuados por polícias caucasianos) a jovens afro-americanos têm atingido um potencial assustador. E Scandal mete-nos bem dentro do assunto, largando todas as outras histórias dentro da série para se focar, durante 45 minutos, nesta história.
Parece uma retirada dos cabeçalhos dos telejornais: um miúdo assassinado por um polícia branco, sem qualquer perigo aparente, com o polícia branco a sair quase que impunemente do crime que cometeu.
Obviamente, a nossa ‘fixer’ favorita foi chamada a lidar com o assunto mas isto é uma questão que não se pode tratar com ópticas, com manipulações de imprensa. É algo que abala o ser humano profundamente, especialmente aquele que são da mesma etnia que o rapaz, aparentemente abatido. E, por isso, há manifestações e protestos pela vida que acabou depressa demais.
E aquele que eleva a sua voz acima de todos os outros é o pai do miúdo que foi assassinado, a sangue-frio, auxiliado por uma caçadeira.
No fim, descobre-se que o polícia, de facto, matou o miúdo por achar injusto que a juventude agora não respeite a força policial. Infelizmente, trata-se de algo que tem sido cada vez mais recorrente nos tempos que decorrem…
Powered by: APS Portugal / Scandal Portugal