©Netflix

Frankenstein: Tudo sobre o filme favorito do Festival de Veneza

A Netflix tem tido um ano recheado de surpresas e sucessos no que toca às suas séries e filmes. Depois de 3 anos de ausência, “Wednesday” regressou finalmente ao serviço, colocando os espectadores, uma vez mais, no espírito do sobrenatural.

Além disso, também “KPop Demon Hunters” deixou todos de boca aberta ao se tornar o filme mais visto de sempre a nível mundial no serviço de streaming. Porém, o grande foco está agora em “Frankenstein”, o novo filme do premiado realizador mexicano Guillermo del Toro.

O projeto fez a sua estreia no fim de semana no Festival de Veneza, onde estiveram presentes as suas estrelas. No entanto, o que mais cativou foi a recepção calorosa alcançada pela longa-metragem que recebeu um aplauso que durou mais de 12 minutos.

Lê Também:
Box Office: O Tubarão e Hora do Desaparecimento retomam a liderança do verão

Qual a história de Frankenstein?

Frankenstein Netflix
©Netflix

Baseada na clássica obra de Mary Shelley, a longa-metragem narra a história de um cientista brilhante, mas egoísta, que dá vida a uma criatura numa experiência monstruosa que acaba por levar à ruína do criador e da sua trágica criação.


O que diz Guillermo del Toro sobre o projeto?

O cineasta vencedor de 3 Óscares revelou a sua inspiração. “A obra-prima de Mary Shelley está repleta de questões que ardem na minha alma: questões existenciais, ternas, selvagens e condenadas que só ardem numa mente jovem e que só os adultos e as instituições acreditam poder responder”, explica del Toro. “Para mim, só os monstros guardam os segredos por que anseio”.

Além disso, o realizador explicou o que atraiu para o livro. “O livro tem muita ansiedade – a ansiedade que se sente quando se é adolescente e não se percebe porque é que toda a gente mente sobre o mundo”, diz del Toro. “Quando o inglês é a nossa segunda língua, somos treinados de forma muito apurada para a melodia e os ritmos de uma língua”, continua. “O diálogo do livro tem um ritmo particular. Tentei fazer com que o diálogo fosse assim sem soar arcaico”.

Por fim, o cineasta explica o estilo visual da longa-metragem. “Quando [Shelley] escreveu Frankenstein, não era uma obra de época. Era um livro moderno, por isso não queria que vissem uma peça de época em tons pastel”, explica. Em vez disso, o realizador privilegiou uma moda arrogante para Victor e estilos que são “exuberantes e cheios de cor”.

Pub


Quem faz parte do elenco?

Frankenstein Netflix
©Netflix

Liderado por Oscar Isaac como Dr. Victor Frankenstein, o elenco da longa-metragem junta ainda Mia Goth, Christoph Waltz e Ralph Ineson, bem como Charles Dance e David Bradley. Além disso, o filme junta ainda o talento de nomes como Burn Gorman, Lars Mikkelsen e Christian Convery.

A completar o elenco está Jacob Elordi, o ator conhecido por “Euphoria”, “Saltburn” e, mais recentemente “Indomáveis”, dá vida ao icónico Monstro.

Lê Também:
Há 5 novas séries para ver esta semana na Netflix, Disney+ e Prime Video

Quando estreia o filme na Netflix?

Embora o filme estreia nos cinemas norte-americanos a 17 de outubro, até ao momento ainda não há confirmação de exibições nos cinemas portugueses. Contudo, a longa-metragem tem estreia assegurada no streaming da Netflix já no dia 7 de novembro.

Pub


O que diz a crítica?

Frankenstein Netflix
©Netflix

Até ao momento, “Frankenstein” arrecadou uns respeitáveis 77% de aprovação entre os críticos do Rotten Tomatoes. “Del Toro escreveu e realizou uma nova versão bombástica, mas digna de ser vista, do grande romance de Mary Shelley e faz dele um melodrama imponente” refere Peter Bradshaw, do Guardian.

Pub

Por fim, Ryan Lattanzio, do IndieWire, constata que “Se quisermos um filme de monstros de época que seja sólido, quase de carvalho na sua robustez, não precisamos de bater na madeira para garantir que del Toro está a manter viva, pelo menos, a essência mais íntima, a alma do cinema”.


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *