O fim de Childish Gambino mas não sem uma despedida

Após 7 mixtapes, 2 ep’s e três álbuns, o fim aproxima-se de Childish Gambino, a faceta musical do premiado actor, argumentista e comediante Donald Glover.

A jornada musical do rapper iniciou-se a 5 de Junho de 2008 com o ep Sick Boi. Seguiu-se Pointdexter que foi lançado dia 17 de setembro de 2009, o mesmo dia em que estreou a série Community na qual Glover contracena com Danny Pudi (Abed), entre outros.

Em 2010 sucederam-se I Am Just a Rapper e I Am Just A Rapper 2. No mesmo ano lança a quarta mixtape Culdesac e mais um ep exatamente com o nome EP.

Em 2011 Glover anunciou que se tinha juntado à editora Glassnote Records e lançou o seu álbum de estreia Camp com a ajuda do  colaborador de longa data Ludwig Göransson, no dia 15 de novembro. É com Camp que o reconhecimento de Glover na música tem o seu começo alcançando o 11 lugar na tabela da Billboard 200.

A aventura não ficou por aqui e a 4 de Julho de 2012, Glover lança a sua sexta mixtape Royalty. Ao contrário dos seus prévios esforços conta com diversas participações como Schoolboy Q, Ab-Soul, Danny Brown e Chance the Rapper.

Lê também: Já cá cantam | Guia de confirmações para os nossos Festivais de Verão 2017

Em 2013 Glover abandona Community e começa a produzir a premiada série Atlanta (2016). É a dezembro que a sua faceta musical Childish Gambino entra no mainstream com o aclamado Because the Internet. Lançado pela Glassnote Records e Island Records e quatro dias mais tarde na América do Norte pela Glassnote e pela Universal o álbum alcançou o 7 lugar na tabela da Billboard. Recebeu uma nomeação para o Grammy de melhor álbum e tem um certificado de ouro desde Fevereiro de 2016. O single 3005 também foi nomeado para o Grammy de melhor performance de rap. O álbum contém participações de Chance the Rapper a Jhené Aiko, entre outos. Gambino também escreveu 72 páginas e produziu um mini filme Clapping for the Wrong Reasons como um prelúdio para promover o álbum.

Gambino

Quase um ano depois, a outubro de 2014 Gambino volta a fazer das suas e lança uma nova mixtape STN MTN e no dia a seguir o ep Kauai. Uma continuação da história que nos é transmitida no Because the Internet.

2016 é o ano do apogeu de Donald Glover. Em junho é anunciado como parte do elenco de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Em Setembro estreia a sua série Atlanta que depois vence um globo de ouro como Melhor Série Musical ou Comédia. Glover leva para casa o globo de ouro de melhor actor num musical ou comédia. Em outubro é anunciado que Glover dará a sua voz a Simba no novo remake do Rei Leão. Assim como irá interpretar Lando Calrissian no filme de Han Solo em 2018.

Lê também: NOS Primavera Sound 2017 | Bon Iver e mais quatro concertos a não perder no segundo dia

A 2 de Dezembro de 2016 o seu mais recente álbum Awaken, My Love é lançado. Gambino surpreende toda a gente ao pôr de lado o hip hop para se perder por influências funk. Estreia-se no 5 lugar da Billboard, sendo o álbum ouvido em streaming 41 milhões de vezes apenas na primeira semana.

No passado sábado durante um concerto em Nova Iorque Donald Glover anunciou que o próximo álbum ia ser o último. ‘’Vejo-vos no último álbum do Gambino’’ disse no fim da sua performance.

Na segunda-feira em conversa com o Huffington Post referiu

‘’Sinto que tem de haver uma razão para fazer algo e eu sempre tive uma razão para ser punk. Ser Punk sempre me fez sentir muito bem e e sempre vimos Atlanta como tal. Sinto que a direcção em que poderia levar o Childish Gambino já não seria punk. Por muito que Redbone o seja porque é uma música gospel que passa na rádio, sinto que só se pode ir até um certo ponto antes de sermos a rádio’’.

Punk aqui é usado como o termo de não se conformar com aquilo que a sociedade espera.

Ouve Redbone de Childish Gambino:

Lê Mais: Banda sonora de Baby Drive inclui Queen, The Beach Boys e Blur

Não há informações sobre o seu futuro último álbum. Nem datas, nem sobre em que estilo irá Glover apostar desta vez. A curiosidade e o suspense mantém-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *