Golden Globes 2026 | Os destaques e as surpresas nas nomeações
As nomeações para os Golden Globes 2026 já foram divulgadas e, como sempre, vêm agitar o início da temporada de premiações com a habitual mistura entre expectativa, polémica e surpresa.
Ainda no início da temporada, já se encontram alguns favoritos. É o caso de “One Battle After Another” de Paul Thomas Anderson e “Sinners”, que mantém a sua popularidade desde que estreou, em abril.
E como já é habitual, há sempre surpresas nas nomeações. Filmes que não considerávamos que iam ser nomeados ou atores que eram favoritos e não entraram na escolha. Assim, estes são os destaques e surpresas das nomeações para os Golden Globes 2026.
Surpresas

Apesar de merecido, as hipóteses de Jacob Elordi chegar às nomeações na temporada de prémios não eram certas. Mas à medida que entramos nesta temporada, o ator começa a afirmar-se como um forte candidato, até aos Óscares.
Nos Golden Globes o ator conseguiu duas nomeações. Na categoria de Melhor Ator Secundário, pelo seu papel como a criatura de “Frankenstein” de Guillermo del Toro, onde cada dia de filmagens contava com mais de dez horas na maquilhagem. Mas também uma nomeação para Melhor Ator pela minissérie australiana “The Narrow Road to the Deep North” que, em Portugal, estreou no AXN.
“After The Hunt” de Luca Guadagnino teve sucesso crítico durante o Festival de Veneza. Contudo, quando chegou aos cinemas, o filme não agradou ao público, o que muitas vezes se reflete nas nomeações. Sendo assim, foi uma grande surpresa ver Julia Roberts nomeada pelo seu papel neste drama.
Tal como Jacob Elordi, Amanda Seyfried recebeu nomeações tanto no cinema, como na área da TV. A atriz manteve-se discreta durante todo o ano e, lentamente, está a entrar na temporada de premiações, devido às atuações em “The Testament of Anne Lee” e “Long Bright River”.
Tal como “After the Hunt”, “The Smashing Machine” não convenceu o público. Contudo, o talento dos atores é inegável, pelo que foi uma bela surpresa ver Dwayne Johnson e Emily Blunt nomeados para os Golden Globes. Esta é uma hipótese de ganharem alguma atenção para as nomeações dos Óscares 2025.
Uma ótima surpresa foi ver “Glen Powell” nomeado para Melhor Ator em Série de Comédia, pelo seu papel camaleónico e hilariante em “Chad Powers”. A série do Disney+ tem uma história original, divertida e emocional.
Os que ficaram de fora

Após o sucesso de “Wicked” no ano passado, esperava-se o mesmo resultado para a segunda parte do filme. Contudo, “Wicked: For Good”, não está a ter a crítica esperada e acaba mesmo por não entrar na Categoria de Melhor Filme Musical ou Comédia. Uma categoria que, este ano, é muito forte.
Ainda assim, as atrizes principais do filme, Cynthia Erivo e Ariana Grande conseguiram a sua nomeação para os Golden Globes. “Jay Kelly”, que está a ser um sucesso no streaming e na crítica, ficou surpreendentemente fora das nomeações, com apenas uma menção para Adam Sandler na categoria de Melhor Ator Secundário.
A meio do ano, Sydney Sweeney começou a ser mencionada como possível candidata pelo seu papel em “Christy”, uma atuação em que teve uma grande transformação física. Contudo, o baixo resultado no box office e as recentes polémicas da atriz, mantiveram-na fora da nomeação para os Golden Globes.
Dizem os rumores que “Wake Up Dead Man” é o melhor filme da saga “Knives Out”. Contudo, foi o único da trilogia a ficar de fora da categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical. Também havia alguma expectativa para o papel de Josh O’Connor, mas com a competição para Melhor Ator Secundário este ano, o ator acabou por não conseguir entrar nesta categoria.
Por fim, “Avatar: Fire and Ash”, mais uma vez, o único da sua trilogia a não fazer parte das nomeações de Melhor Filme de Drama. Aliás, em 2011, “Avatar” venceu esta categoria. Apesar do snub este ano, o filme está nomeado para Achievement in Box Office, sendo que ainda nem estreou nos cinemas.

