Utilizadores do Google Fotos recebem alerta preocupante
O Google Fotos pode estar a expor as tuas imagens sem teres noção! Fica a saber como o SafetyCore afeta a tua privacidade e como proteger os teus ficheiros.
Se usas o Google Fotos para armazenar e sincronizar as tuas imagens e vídeos, então temos (potencialmente) más notícias para te dar. Isto porque, sem saberes, podes estar a expor mais do que pensas e desejas. Tudo porque a Google tem implementado discretamente funcionalidades que levantam preocupações sobre privacidade e controlo das tuas fotografias.
Esse é precisamente o caso do SafetyCore. Esta ferramenta usa Inteligência Artificial para verificar imagens, detetar conteúdo sensível e classificar ficheiros no próprio dispositivo. Embora seja apresentado como uma ferramenta de segurança, foi instalado silenciosamente em milhões de smartphones Android sem aviso aos utilizadores.
Mas o que tem tudo isto a ver com o Google Fotos? Infelizmente, demasiado! Se este sistema permite classificar e analisar imagens diretamente no dispositivo, então os teus ficheiros podem ser analisados sem o teu conhecimento. A Google garante que o SafetyCore não reporta imagens aos servidores e que tudo acontece localmente.
Como proteger as tuas fotos no Google Fotos?
No cenário de quereres vender o teu telemóvel antigo a alguém sem apagar corretamente a conta Google, essa pessoa pode ter acesso às tuas fotos. Além disso, se usares o Google Fotos num computador partilhado, qualquer pessoa com acesso à tua conta pode ver todas as tuas imagens e vídeos. Por fim, se tiveres sessão iniciada no Google Fotos num tablet ou outro dispositivo que partilhes com a família, todas as tuas fotos podem ficar disponíveis para os outros utilizadores.
Se queres garantir que as tuas fotografias não ficam expostas a terceiros, recomendamos que sigas estas dicas. Começa por desativar a sincronização automática (definições > desativar o backup automático). Deves também eliminar fotos sensíveis da nuvem.
Além disso, remove a tua conta antes de venderes um dispositivo. Paralelamente, faz uso da pasta segura que alguns telemóveis Android oferecem a opção de guardar fotos numa “Pasta Segura”, que exige autenticação extra para ser acedida. Por fim, deves sempre verificar dispositivos ligados à tua conta. Para tal, podes aceder a myaccount.google.com e conferir.
Já tinhas conhecimento desta situação? Acreditas na ‘palavra’ da Google?