A tua informção estará nas mãos de hackers? A Google vai ajudar-te a descobrir
Nos próximos tempos já saberás se tens informação pessoal na Dark Web graças a esta nova funcionalidade da Google.
Sumário:
- A Google vai tornar a Internet ainda mais segura graças a uma funcionalidade revolucionária;
- O maior motor de pesquisa do mundo, que rege maior parte do que vemos, está a um passo de ajudar-te sobre as tuas informações;
- A partir de Julho vais conseguir ver se os teus dados estão disponíveis na Dark Web.
Mesmo se fores extremamente cuidadoso no mundo digital, as tuas informações pessoais podem acabar na Dark Web sem que tenhas culpa e sem saberes como. Felizmente, a Google vai oferecer em breve uma maneira fácil de verificar quais os dados que os hackers podem ter sobre ti. Conforme reportado pelo 9to5Google, a gigante tecnológica planeia disponibilizar uma funcionalidade de relatórios da dark web a todos os utilizadores, após ter sido inicialmente exclusiva para subscritores do Google One.
De acordo com a documentação oficial da Google, ao configurar um perfil, o serviço monitorizará a dark web para informar se os teus dados pessoais foram expostos devido a uma violação ou fuga de dados.
Como vai funcionar?
Quando o seu relatório da dark web estiver pronto, poderá verificar se o nome, endereço, número de telefone, email, nome de utilizador ou senhas foram encontrados online. Nos EUA, também é possível ver se o seu número de Segurança Social foi encontrado, desde que adicione um método de pagamento dos EUA ao seu perfil de monitorização.
Atualmente, os relatórios da dark web da Google estão disponíveis em 46 países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, França, entre outros. No entanto, os tipos de informações pessoais monitorizadas podem variar ligeiramente entre países ou regiões.
Os relatórios da dark web deverão ficar disponíveis para todos os utilizadores da Google em Julho, quando a funcionalidade for oficialmente removida do Google One.
As melhores maneiras de ficares seguro da Dark Web
É importante usar passwords fortes e únicas para cada uma das suas contas. Desta forma, se uma for hackeada, não precisa de se preocupar com as outras. Se tiver dificuldades em criar senhas, os melhores gestores de senhas podem ajudá-lo a criá-las, além de armazená-las e preenchê-las automaticamente de forma segura.
Além disso, deve limitar a quantidade de informações que partilha online. Isso significa não enviar dados sensíveis como endereço ou informações financeiras por email ou apps de mensagens, pois podem ser expostos.
Usas algum anti-vírus?