Google Maps lança finalmente a funcionalidade mais aguardada pelos condutores
O CarPlay, o ‘rival’ do Android Auto acaba de disponibilizar uma importante ferramenta do Google Maps aos condutores.
Do que se trata?
Em julho, ficámos a saber que o iPhone tinha lançado o tão aguardado velocímetro do Google Maps. Agora, é a vez do CarPlay disponibilizar a ferramenta para um maior número de utilizadores, após ter sido anunciada no início deste ano. Esta funcionalidade tem vindo a ser muito pedida devido à sua importância para uma condução mais segura, ao permitir que os condutores comparem, em tempo real, velocidade com o limite permitido na estrada.
Qual a importância?
Ainda assim, aplicações de navegação como o Waze já oferecem esta opção há anos, exibindo a velocidade do veículo e o limite de velocidade diretamente no ecrã do CarPlay. Agora, com a chegada do velocímetro ao Google Maps, os utilizadores têm uma ferramenta adicional para evitar multas por excesso de velocidade. Apesar de os velocímetros instalados nos veículos, as medições baseadas em GPS, como as do Google Maps, são frequentemente mais precisas.
Utilizadores relatam falhas
No entanto, o lançamento desta funcionalidade tem sido gradual, o que gerou alguma confusão entre os utilizadores. A Google adotou uma abordagem por fase, ativando o velocímetro para um número crescente de condutores à medida que verifica a estabilidade e fiabilidade da ferramenta. Além disso, a disponibilidade do velocímetro pode variar consoante a região. Alguns apontam que apesar de aparecer, o velocímetro não mostra o limite de velocidade. A Google deverá resolver estas questões nas próximas atualizações.
Já recebeste a atualização com o velocímetro no CarPlay?