Google Play Store resolve finalmente este problema dos utilizadores
A Google Play Store alberga vários milhões de aplicações. E não só. Esta nova funcionalidade vai ajudar quem procura algo mais além das apps.
A Google Play Store tem várias aplicações, mesmo vários milhões de apps, algumas gratuitas, outras a pagar. Como o nosso editor de tecnologia, Tomás Cascão, mostra, há sempre boas oportunidades para adquirir apps temporariamente gratuitas.
Contudo, a Google tem vindo a introduzir diversas melhorias na Play Store ao longo do último ano, numa tentativa de otimizar a experiência dos utilizadores. No entanto, um dos maiores desafios da plataforma continua a ser a dificuldade em descobrir novos conteúdos, incluindo widgets.
Para resolver este problema, a empresa anunciou um conjunto de novas funcionalidades destinadas a melhorar a visibilidade e a acessibilidade dos widgets para os utilizadores dentro da loja.
Google facilita agora a descoberta de Widgets na Play Store
Uma das novidades mais importantes é a introdução de um filtro de pesquisa dedicado a widgets. Com esta funcionalidade, os utilizadores poderão ativar um filtro que lhes permitirá procurar exclusivamente aplicações que oferecem widgets, tornando a descoberta muito mais intuitiva e eficiente. Para complementar esta melhoria, a Google também adicionará um badge visual na Play Store, permitindo que os utilizadores identifiquem facilmente quais as aplicações que disponibilizam widgets.
Além disso, a Google planeia lançar uma página dedicada à curadoria de widgets, onde serão promovidas as aplicações mais populares que oferecem esta funcionalidade.
Este espaço servirá tanto para ajudar os utilizadores a descobrir novos widgets como para oferecer aos programadores uma oportunidade de destacar as suas aplicações.
Embora ainda não haja uma data exata para o lançamento destas funcionalidades, a empresa afirma que chegarão “em breve”. Resta saber se estas atualizações terão o impacto esperado, mas, para já, parecem ser boas notícias tanto para utilizadores como para desenvolvedores.
Costumas navegar pela loja de aplicações?