© Criterion Channel

Doclisboa 2023 | Strange Victory, a Crítica

“Strange Victory”, de Leo Hurwitz, problematizou em 1948 o clima de desconcerto e paranóia sentidos nos EUA do pós-guerra. Serão as suas lições aplicáveis aos dias de hoje?

Ler mais...
©Doclisboa/ Lightdox

Doclisboa 2023 | Motherland, a Crítica

“Motherland” fere com o seu retrato de uma Bielorrússia presa ao passado e ao regime soviético, por mais que a juventude anseie pela mudança. Exibiu por ocasião da 21ª edição do Doclisboa, na secção prolífica “Da Terra à Lua”.

Ler mais...
Thierno Souleymane Diallo como sujeito do seu "The Cemetery of Cinema" |©Doclisboa

Doclisboa 2023 | The Cemetery of Cinema, a Crítica

“The Cemetery of Cinema” passou pelo DocLisboa em 2023, trazendo-nos uma visão abrangente e perspicaz sobre o estado do cinema na Guiné.

Ler mais...
"La Tierra los Altares" | © DocLisboa

DocLisboa ’23 | La Tierra los Altares, a Crítica

La Tierra los Altares, também conhecido como Earth Altars, valeu o Grande Prémio do DocLisboa à sua realizadora – a mexicana Sofía Peypoch.

Ler mais...
©Doclisboa

Doclisboa 2023 | The River e Wild River, a fúria do Rio Mississipi

No ciclo “Documentário em Marcha” do DocLisboa 2023 vimos “The River” e”Wild River”, pedaços de memória do sul norte-americano dos anos 30.

Ler mais...
"Menus Plaisirs - Les Troisgros" | © Zipporah Films

DocLisboa ’23 | Menus Plaisirs – Les Troisgros, a Crítica

Depois de passar em Veneza e Toronto, o novo filme de Frederick Wiseman chega ao DocLisboa. Menus Plaisirs – Les Troisgros é uma delícia.

Ler mais...
A devastadora expressão facial de Silvio Hernández em "Redes" (1936) |©The Criterion Collection

Doclisboa 2023 | The World Today e Redes, recriações humanistas no mundo da docuficção 

As curtas “The World Today” e a longa “Redes” integram a retrospectiva “O Documentário em Marcha”, a descobrir no DocLisboa 2023 (19-29 outubro).

Ler mais...
"Cosas de Mujeres" (1978)| ©Doclisboa/Cine Mujer

Doclisboa’22 | Artistic Differences: Making a Face and a Fist

“Artistic Differences: Making a Face and a Fist” exibiu uma prolífica colectânea de filmes mexicanos feministas da década de 1970/80.

Ler mais...
"Quem tem Medo" na 20ª edição do Doclisboa |©Embaúba Filmes

Doclisboa ’22 | Quem Tem Medo + Não é Fado, é Fado Bicha

Numa sessão dupla do Doclisboa ’22 bem emparelhada, “Quem tem Medo” e “Não é Fado, É Fado Bicha” celebraram a liberdade artística.

Ler mais...
"Aurora's Sunrise" (2022)| ©ARTBOX/ Bars Media

Doclisboa ’22 | Aurora’s Sunrise, em análise

“Aurora’s Sunrise” é um lindíssimo tratado sobre trauma, e uma muito poderosa lição de história e resiliência acerca do Genocídio Arménio da Primeira Grande Guerra.

Ler mais...