Pedro Vasconcelos

Grandes Filmes na TV | Semana de 1 a 7 de abril

[tps_header]

Eis a nossa recomendação dos filmes na TV desta semana. Uma receita que te fará sentir mais cinéfilo! Semana de 1 a 7 de abril.  

[/tps_header]

SEGUNDA-FEIRA, 1 de abril – “Um Reino Unido”, Canal Cinemundo 19h15

filmes na tv
Rosamund Pike e David Oyelowo

No fim da década de 1940, o príncipe herdeiro do Botsuana apaixona-se por uma mulher britânica e branca. A união não agrada à política de apartheid de Daniel Malan, e tanto a África do Sul como o Reino Unido farão tudo para impedir o casamento, mas o amor pode falar mais alto que o dever.




TERÇA-FEIRA, 2 de abril – “A Gaiola Dourada”, FOXMovies 18h20

filmes na tv
Elenco de A Gaiola Dourada

Num dos melhores bairros de Paris, Maria e José Ribeiro vivem há cerca de 30 anos na casa da porteira no rés do chão de um prédio da segunda metade do século XIX. Este casal de imigrantes portugueses é querido por todos no bairro: Maria uma excelente porteira e José um trabalhador da construção civil fora de série. Com o passar do tempo, este casal tornou-se indispensável no dia a dia dos que com ele convivem. São tão apreciados e estão tão bem integrados que, no dia em que surge a possibilidade de concretizarem o sonho das suas vidas, regressar a Portugal em excelentes condições, ninguém quer deixar partir os Ribeiro, tão dedicados e tão discretos. Até onde serão capazes de ir a sua família, os seus vizinhos e os patrões para não os deixarem partir? Mas estarão, a Maria e o José, verdadeiramente com vontade de deixar França e de abandonar a sua preciosa gaiola dourada?




QUARTA-FEIRA, 3 de abril – “Grace do Mónaco”, Canal Hollywood 11h40

filmes na tv
Nicole Kidman

Grace Kelly tem uma promissora carreira como atriz quando se casa com o príncipe Rainer do Mónaco em 1956. Seis anos depois, quando o casamento atravessa dificuldades, Alfred Hitchcock propõe-lhe o regresso a Hollywood. Inspirado numa história verídica.




QUINTA-FEIRA, 4 de abril – “Escândalo na TV”, Canal Hollywood 08h20

filmes na tv

Howard Beale, um pivô de televisão veterano, é despedido e sofre um esgotamento nervoso em direto. Mas quando as suas audiências em declínio sobem graças aos seus exaltados desabafos, ele volta a ser contratado, até se tornar inconveniente para alguns?




SEXTA-FEIRA, 5 de abril – “Um Índio em Pé de Guerra – Vida e Obra de António-Pedro Vasconcelos Parte 1”, RTP1 22H30

filmes na tv
António-Pedro Vasconcelos

Nesta primeira parte é documentada a vida do realizador António-Pedro Vasconcelos, desde que nasce em Leiria até à sua ida para Lisboa ainda adolescente, o início da carreira no cinema, com a passagem por Paris – e pela Cinemateca Francesa, onde fez a sua formação -, a imensa actividade como crítico, até aos primeiros documentários e as duas primeiras longas-metragens, “Perdido Por Cem” e “Oxalá”, em que os argumentos escritos pelo próprio realizador, e trabalhados à medida que se ia filmando, e um texto narrativo também por ele dito em voz off, conferem aos filmes um carácter mais confessional, onde é assumida a influência da Nouvelle Vague francesa. Depois fala-se e refete-se sobre “O Lugar do Morto”, o maior êxito de público do cinema português até então e que foi o primeiro filme português a demonstrar que uma história bem construída e bem interpretada consegue tocar e mobilizar os espetadores. Com “Aqui D”el Rei!”, que o realizador acabou por transformar numa série de TV, em co-produção com França e Espanha e abordamos também a forma como conduziu com sucesso os tempos de antena da campanha de Mário Soares nas eleições de 1986 para Presidente da República. Espaço ainda para uma reflexão sobre o longo período de silêncio que se seguiu ao “Aqui D”el Rei!”, oito dolorosos anos sem filmar.




SÁBADO, 6 de abril – “Um Índio em Pé de Guerra – Vida e Obra de António-Pedro Vasconcelos Parte 2””, RTP1 21h30

filmes na tv
António-Pedro Vasconcelos

Nesta segunda parte começamos com o “come back” de António-Pedro Vasconcelos com o filme “Jaime”, em 1999. Refletimos sobre a sua aposta definitiva no trabalho do argumento, cuja solidez é decisiva para a consistência das histórias que depois traduz em imagens, e em que começa a trabalhar com outros argumentistas (primeiro Carlos Saboga, depois Tiago R. Santos, com excepção de “Os Imortais” que, por ser a adaptação de um romance, escreve sozinho), e que culmina na colaboração com o Produtor Tino Navarro, que vai desde o filme “Call Girl”, até “Parque Mayer”, já de 2018, e que passa por “A Bela e o Paparazzo”, “Os Gatos Não Têm Vertigens” e “Amor Impossível”. Este é também o período em que António-Pedro Vasconcelos deixa de ser um cineasta “bissexto”, como ele próprio se considerava, para finalmente passar a filmar com regularidade. Falamos ainda do lado epicurista de António-Pedro Vasconcelos, de como gosta de resistir às tentações, assim como da sua actividade política a nível nacional e europeu e das muitas causas de cidadania em que se tem envolvido. Tempo ainda para conhecer António-Pedro Vasconcelos homem de família, pai, avô e bisavô, a quem o cinema ensinou a viver e a vida ensinou a fazer cinema.




DOMINGO, 7 de abril – “Ilha dos Cães” , TVCine2 16h35

óscares
25 Filmes de Animação para os Óscares de 2019

Atari, 12 anos, vive sob a tutela de Kobayashi, o corrupto presidente da câmara. Quando, por decreto, todos os cães da cidade são exilados para uma vasta lixeira chamada Ilha do Lixo, Atari parte sozinho à procura do seu cão de guarda, Spots…

Se os filmes na TV te interessam…

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *