Esta aplicação deixa Google Maps e Waze para trás com funcionalidade inovadora
Poucos ouviram falar desta aplicação, mas a verdade é que, pouco a pouco, está a trilhar caminho para ser uma concorrente do Google Maps e Waze.
A concorrência no mercado de aplicações de navegação é mais intensa do que parece. Empresas como a TomTom e a HERE são frequentemente vistas como secundárias no mundo mobile. Porém, a verdade é que na ‘sombra’ continuam a introduzir novas funcionalidades, tornando-se alternativas cada vez mais relevantes.
Embora o Google Maps e o Waze continuam a dominar de forma clara o setor, especialmente em dispositivos Android, iPhone, Android Auto e CarPlay, o HERE WeGo tem-se destacado como uma solução sólida, aproximando-se gradualmente das funcionalidades oferecidas pelas gigantes tecnológicas.
A última atualização do HERE WeGo (versão 4.15) trouxe uma ferramenta importante para quem viaja na Europa: a integração de notificações sobre o pagamento de portagens. Ao planear uma viagem, a aplicação informa o condutor através de uma janela pop-up sempre que o percurso incluir uma portagem obrigatória.
As funcionalidades da concorrente do Waze e Google Maps
Em muitos países euopeus, as portagens são obrigatórias para circular em certas autoestradas e evitar multas. Enquanto muitas aplicações de navegação mencionam estes percursos como estradas com portagem, o HERE WeGo destaca-se por oferecer notificações mais claras e práticas, especialmente úteis para quem viaja regularmente entre diferentes países europeus. Nos últimos tempos, são várias as novidades implementas:
- Modo offline automático: A aplicação alterna automaticamente para navegação offline quando perde a ligação à Internet. O utilizador deve, no entanto, descarregar os mapas offline manualmente antes da viagem. A vantagem? É mais fácil e direto do que no Google Maps, bastando selecionar uma cidade ou país para descarregar os dados completos da região;
- Restrições de circulação personalizadas: A atualização anterior introduziu suporte para restrições baseadas em matrículas, oferecendo trajetos específicos para os utilizadores locais;
- Suporte para tablets: Agora, o HERE WeGo pode ser utilizado em iPads, proporcionando uma navegação mais confortável em ecrãs maiores;
A Google também não fica atrás e continua a atualizar o Google Maps com funcionalidades úteis para os condutores. Entre as novidades mais recentes está a capacidade de reportar incidentes e perigos na estrada, permitindo que outros condutores recebam notificações em tempo real.
Desde 2019, os utilizadores podem assinalar perigos diretamente no Google Maps, mas esta funcionalidade estava restrita a dispositivos móveis. A partir de 2024, passou a estar disponível também no Android Auto e CarPlay, facilitando a comunicação de perigos diretamente a partir do ecrã de infoentretenimento do carro.
Já conhecias esta aplicação de navegação? Preferes o Google ou Waze?
Para já prefiro o Google Maps e, não querendo ser especulativo, apenas uma pequena correção, o Google Maps também trabalha em offline uma vez descarregando a área personalizada que pretende guardar. Também o Waze funciona em offline… Na minha viatura tenho ambos mas prefiro o Google Maps já que com a informação live do trânsito é mais adequada para a minha utilização diária. Quando vou em viagem já prefiro usar o Waze.
No meu caso, como a minha viatura tem sistema operativo android, não uso muito o android auto mas quando uso, é igual, Waze para viagens e Maps para andar na cidade