IMAX no MAR Shopping | Tudo o que precisa de saber

A Magazine.HD esteve hoje presente numa visita à obra de construção da nova sala IMAX do país, localizada em Matosinhos, no centro comercial MAR Shopping.  A visita contou com a presença de Luis Mota, administrador da NOS Lusomundo Cinemas e de Sandra Monteiro, Diretora do MAR Shopping.

A sala IMAX dos Cinemas NOS MAR Shopping foi construída de raiz em 5 meses e terá uma lotação de 440 lugares (ainda maior que a sala do Colombo), juntando-se às 7 salas digitais que o complexo já tem, passando a oferecer uma experiência única na região do Grande Porto. A sala tem 800m^2 de área e um ecrã curvo de 23m x 13m, perfazendo 300m^2, ocupando toda a parede do chão ao teto.

O projeto da nova sala IMAX do país, a primeira localizada a Norte, e com data de abertura ao público a 2 de abril, foi hoje apresentado aos jornalistas. A Magazine.HD esteve presente e conseguiu saber tudo – ou quase tudo – sobre o que aí vem:

O conceito IMAX

O cinema IMAX oferece aos espetadores uma experiência cinematográfica única, verdadeiramente imersiva, que permite desfrutar como nunca dos maiores blockbusters. O sistema de projeção com tecnologia de ponta, que proporciona imagens mais nítidas e brilhantes, combinado com uma geometria de sala customizada, ecrãs muitos maiores que os convencionais e um sistema de som poderoso, proporcionam um ambiente tão real que coloca o espetador no centro da ação. Tal como Luis Mota afirma, é a diferença entre ver um filme ou fazer parte dele”.

Os realizadores e estúdios de cinema usam a tecnologia IMAX DMR® para se ligarem às audiências de uma forma única, pelo que esta rede se tem tornado uma das plataformas de distribuição mais bem-sucedidas do mundo. Atualmente, a rede IMAX® possui cerca de 880 salas de cinema em 60 países do mundo, brevemente duas em Portugal.

 

Imax Geometria

Localização, investimento e infraestrutura

Por ser um centro comercial acessível a 1 milhão de pessoas em apenas cerca de 45 minutos (tornando-o relativamente próximo até de Braga) e por ser um espaço moderno em expansão, o MAR Shopping foi o local escolhido para acolher a nova sala IMAX.

Lê Também:
NOS lança telemóvel 5G da Huawei

Trata-se de um projeto com investimento partilhado entre a NOS Lusomundo Cinemas e o MAR Shopping (que sustentou mais a criação da nova estrutura para receber a sala). Luis Mota, contudo, recusou falar em números, mostrando-se muito otimista quanto ao sucesso desta nova experiência no Grande Porto.

Tal como a sala dos Cinemas NOS Colombo, esta nova infraestrutura terá também uma área com uma identidade diferente dos Cinemas NOS, onde a marca IMAX estará em maior evidência e com um bar de apoio à entrada.

entradaIMAX

Próximas estreias, preço dos bilhetes e abertura de outras salas

A sala será inaugurada com “Velocidade Furiosa 7” a 2 de abril, seguindo-se “Vingadores: A Era de Ultron” a 29 de abril,  e depois “Tomorrowland“, “Jurassic World“, “Everest“, “Crimson Peak“, “Star Wars: O Despertar da Força” (filmado especialmente para este formato) e ainda o novo James Bond (“Spectre“) e “Missão Impossível 5″que não têm data de estreia definida. As estreias à partida serão quinzenais e o preço do bilhete será único: 10 euros, para qualquer espectador e qualquer formato (seja ele 2D ou 3D).

Sobre o preço, Luis Mota frisou que, se fosse ajustado à realidade económica portuguesa, fixar-se-ia em de 14 euros, em sintonia com os 22 euros praticados no Reino Unido ou os cerca de 15 euros pedidos nos Países Baixos. Ainda sobre o preço, Luis Mota deixou claro que no Colombo, as taxas de ocupação da sala IMAX são superiores a outras salas que exibem o mesmo filme em formato “normal”, demonstrando que os espectadores preferem pagar mais para ver um filme através de uma experiência única e melhorada.

Lê Também:
NOS lança telemóvel 5G da Huawei

Sobre as possibilidades de ser aberta uma nova sala, a Magazine.HD sabe que os Cinemas NOS CascaiShopping estão a ser equacionados para uma abertura até 2016.

Star Wars The Force Awakens_4

Imax | Detalhes técnicos

  • Sistema de projeção revolucionário, com 2 projetores em simultâneo, cada um com 6000 W (um ecrã normal utiliza apenas um projetor de 4000 W), o que garante maior claridade, precisão e perfeição da imagem. Este dado é especialmente importante na projeção 3D, dado que permite uma maior profundidade e luminosidade na imagem, devido às duas projeções sobrepostas;
  • Sistema de Avaliação Eletrónica permanente dos níveis de som, brilho e contraste de imagem – ou seja calibração automática vs manual nos sistemas tradicionais. A sala é diariamente calibrada (durante cerca de 30 minutos) em termos de som e imagem para que nada falhe;
  • Sistema patenteado de som e da geometria da sala (forma, ângulo, dimensões) que permite controlar todas as variáveis do som e proporcionar qualidade exclusiva;
  • Ecrã maior e mais curvo, superior ao campo de visão humana, que utiliza materiais mais refletivos e brilhantes (Silver screen/crystal clear) e está mais próximos da audiência, proporcionando maior sensação de imersão em qualquer lugar da sala;
  • Investimento significativo ao nível do isolamento acústico da sala, com 150 mm de lã de rocha, o que torna esta componente da infraestrutura ainda mais cara que o equipamento de projeção. A sala IMAX é comporta-se como um corpo surdo;
  • Colunas de som com 2500 W de potência, colocadas nas laterais traseiras da sala bem como atrás da tela. Não existem colunas nas paredes laterais, tal como é usual nas salas convencionais;
  • 440 cadeiras com design diferenciador, mais esguias e confortáveis, permitindo facilmente a passagem de espectadores entre filas (uma arquitetura semelhante à da sala do Colombo).

IMAX

 

 

E então, entusiasmados? Se tiverem alguma dúvida, perguntem-nos nos comentários!

Daniel E.S.Rodrigues

Sonho como se estivesse num filme de Wes Anderson, mas na verdade vivo no universo neurótico de Woody Allen. Sou obcecado pela temporada de prémios, e gostaria de ter seguido a carreira de cartomante para poder acertar em todas as previsões dos Óscares, Globos de Ouro (da SIC), Razzies, Troféus TV7 Dias e Corpo do Ano Men's Health. Mas, nesse universo neurótico e imperfeito em que me insiro, acabei por me tornar engenheiro. Sigam-me no Instagram para mais bitaites sobre Cinema, Música, Fotografia e outras coisas desinteressantes.

10 thoughts on “IMAX no MAR Shopping | Tudo o que precisa de saber

  • Do mesmo tamanho que a do colombo?

  • Já se sabe as características técnicas da sala?

  • Boa noite _djs_,

    Pode ler algumas das características técnicas acima.

    Cumprimentos,
    Daniel Rodrigues – Magazine.HD

  • Boa noite _djs_,

    A configuração da sala é muito semelhante à do Colombo (tamanho do ecrã e área da sala inclusive), o equipamento é todo o mesmo e até as cadeiras e decoração serão iguais. No entanto, esta sala levará mais lugares (cerca de mais 40).

    Cumprimentos,
    Daniel Rodrigues – Magazine.HD

  • Os filmes nesta nova sala, no Mar Shopping, continuarão a ter intervalos? Ou por ser IMAX o intervalos serão abolidos?

  • Olá Bruno,

    Sim, em princípio terão sempre intervalo, tal como em todas as outras salas NOS. Mas essa é uma questão que depende da gestão do cinema (pode haver situações em que não haja intervalo e outras em que haja).

    Cumprimentos,
    Daniel Rodrigues – Magazine.HD

  • Olá.
    Fui ver o F&F7 na sala IMAX do Mar Shopping. Se alguém foi também ver, não com especial interesse no filme, mas sim na experiência/iniciação IMAX por favor digam-me se é impressão minha ou se concordam comigo:
    IMAGEM: boa cor (nada de extraordinário), demasiada pixelização, transição entre frames fraquinha a lembrar as antigas TVs 16:9 50Hz;
    SOM: demasiado midrange irritante e podia haver mais 0 a ~40Hz que dão a verdadeira pancada, que não doem nos ouvidos e que se sentem no corpo.
    Sinceramente começo a achar que fui com as expectativas demasiado altas ou então o IMAX em Portugal não é como nos USA.
    Que me dizem?

  • Bom dia gostaria de saber em que site terei acesso ao cartaz de cinema a exibir no IMAX em Matosinhos.
    Muito grata1
    Ana

  • Boa tarde
    Preciso saber, se têm bilhetes para hoje no IMAX, e se o filme é Jason Bourne.
    Aguardo uma resposta vossa, imediata.
    Muito obrigado.

    FS

  • gostaria me informassem qual o filme que estará em exibição na sala IMAX do norteshopping de manha ou de tarde de sexta-feira 28/07 e já agora como adquiro os bilhetes e qual o preço?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *