Willaris. K e Gordi (foto de promoção)

Willaris K & Gordi deixam-nos tudo menos “INDIFFERENT”

“INDIFFERENT” resulta da colaboração do produtor de música ambiental Willaris. K com a sensação australiana Gordi. Um enunciado sobre a indiferença capaz de arrepiar a alma.

“INDIFFERENT” é o segundo single que o australiano Jack McAllister, mais conhecido por Willaris. K, lança por meio da Astralwerks. O primeiro foi “5 O’CLOCK / PAST LIGHT’, um duplo single cujos lado A e B revelam já o talento deste promissor produtor de música ambiente em fundir a atmosfera nostálgica do piano com a instrumentação e batida electrónicas techno. Mas desta vez, em “INDIFFERENT”, graças à colaboração da conterrânea Gordi, Willaris. K oferece não apenas um tema sinfónico ou uma faixa onde voz e versos funcionam como um outro instrumento, mas uma canção onde poesia e teatro colocam um sentimento e um contexto bem definidos em cima da mesa e à flor da pele.

Esta faixa de atmosférico piano e melódicas linhas de baixo, complementada pela cismática e emotiva letra de Gordi, foi composta em casa de Willaris em NSW; afinada, mais tarde, na quinta de Gordi, na Austrália rural; e levada, finalmente, à perfeição na presença de Alex Somers, compositor de música para filme e colaborador dos Sigur Rós, nos estúdios Shangri La, em Malibu.

Lê Também:   “Never Come Back” é o terceiro single de Suddenly

Do tema, Williams. K diz o seguinte num comunicado de imprensa: “Escrevi o instrumental em 2017 como uma experiência para ver até onde conseguia levar sonoramente a música. Queria explorá-la para o cinema mas também explorar o lado mais vulnerável de Willaris. K. Derreti assim que, durante a gravação, a Sophie [Payten, Gordi] começou a cantar o primeiro verso.” E na perspectiva de Gordi: “Jack e eu falámos sobre colaborar quando jazíamos no chão da sala de estar do meu apartamento em 2017, a ouvir música às 5 da manhã. No dia seguinte, ele mandou-se uma canção intitulada ‘Piano Man’. Tinha a bela parte de piano que se ouve na canção e deixou-me tão triste. Por isso escrevi uma história triste sobre não sentir nada e chamei-lhe ‘INDIFFERENT’.”

Nada soa tão dolorosamente como a expressão insistente deste sentimento de insensibilidade no final da canção, a consciência de que “I’m indifferent to you”. Ao seu redor emerge a narrativa de uma relação a esboroar-se, de uma vida a desvanecer-se: “Even though we’re always tired/ Evidence my mind’s deleting/ This cannot be rewired”. Tudo termina no nada e no silêncio avassaladores da monotonia quotidiana: “All the stillness in all that repeats/ Seems to surface and wash over me”.

Como já vem sendo costume, a faixa chega acompanhada de um vídeo criado pela designer gráfica e artista multidisciplinar Chris Kore, na linha do seu interesse pela realidade mediada e a sua influência na nossa percepção. Numa paisagem em 3D e a preto e branco, dois dançarinos movem-se, transfiguram-se e dissolvem-se entre planos de luz e padrões geométricos.

WILLARIS. K & GORDI | “INDIFFERENT”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *