Inteligência Artificial deixa os utilizadores Gmail em estado de alerta
Várias entidades como o FBI já avisaram e a Google volta a reforçar. Utilizadores Gmail em estado de alerta devido à evolução da Inteligência Artificial.
Sumário:
- Com os normais avanços tecnológicos, sobretudo da Inteligência Artificial, começam a surgir novas ameças cibernéticas mais sostificadas;
- No final do ano passado o FBI alertou os utilizadores para esta crescente preocupação, sobretudo para quem usa o Gmail e o Outlook;
- A Google reforçou a importância de usar as várias medidas de segurança e prevenção, com várias dicas no seu blog oficial.
As ameaças cibernéticas estão a atingir níveis sem precedentes em 2025, e os sistemas tradicionais de defesa não serão suficientes para acompanhar o ritmo da evolução tecnológica, especialmente no que toca ao email. Segundo um novo relatório da seguradora cibernética At-Bay, o email continua a ser o vetor de ataque mais comum para empresas e utilizadores comuns, sendo frequentemente usado como ponto de entrada para fraudes financeiras, ransomware e violações de dados.
No final do ano passado, o FBI, a reconhecida agência de segurança federal dos Estados Unidos da América, reforçou as novas ameças devido ao avanço da Inteligência Artificial, que muitas vezes é usada para hackear os utilizadores. Nesse sentido esta importante entidade aconselhou os utilizadores Gmail e Outlook a reforçarem as suas medidas de segurança.
Com o crescente avanço da IA, a Google reforça e aconselha os utilizadores dos seus serviços, sobretudo do Gmail, a uma série de medidas extras.
Gmail continua a ser bastante utilizado
Apesar da crescente preocupação em torno da cibersegurança, alguns dados ainda se destacam. A Google reforça as medidas de segurança e tem disponíveis várias informações para como podes manter segura a tua conta Gmail.
Além disso, o relatório da At-Bay destaca os benefícios de soluções de email mais seguras por defeito. Como o Google Workspace, que apresentou uma frequência de incidentes 54% inferior à média geral. Estas soluções oferecem proteção automática, incluindo deteção em tempo real de phishing e anexos maliciosos, atualizações automáticas de segurança e inteligência integrada para identificar ameaças.
No entanto, embora o Gmail domine como o maior fornecedor de email do mundo, o Google Workspace não tem a mesma posição de liderança no ambiente empresarial. Ainda assim, a análise sugere que a adoção de plataformas de email baseadas na cloud pode oferecer uma gestão proativa de vulnerabilidades e uma segurança mais robusta, tanto para empresas como para utilizadores domésticos.
Com a crescente sofisticação das tecnologias de inteligência artificial, as ameaças por email estão a tornar-se cada vez mais realistas e difíceis de detetar. O relatório alerta para a necessidade de repensar o email como tecnologia, integrando soluções que combinem triagem local e na cloud. Segundo a Forbes, Elon Musk já propôs o conceito de “X-Mail,” que sugere uma evolução do email para algo mais semelhante a plataformas de mensagens seguras, com triagem avançada contra ameaças.
Embora a cibersegurança seja mais complexa para empresas, devido à necessidade de gestão por departamentos de IT, os utilizadores comuns podem adotar medidas preventivas, como verificar regularmente as definições de segurança das suas contas, seguindo exemplos como a verificação de segurança do Google.
Quais são as principais medidas de segurança que usas?