Irmãos Coen | A primeira dupla presidência no Festival de Cannes

 

A presidência do júri do 68º Festival de Cannes será compartilhada entre os dois irmãos e cineastas americanos Joel e Ethan Coen.

Este ano celebram-se os 120 anos da invenção do cinema, pelo que Cannes “tem o prazer de reconhecer, através dos Coen, o trabalho de todos os ‘irmãos do cinema’, que, desde Louis e Auguste Lumière, enriqueceram a história” do cinema, declarou a direção do festival.

Pela primeira vez, em mais de 60 anos da história do festival europeu, são duas as pessoas à frente do júri que atribui a Palma de Ouro, o mais importante galardão de Cannes. Os realizadores de “O Grande Lebowski” e “Este País Não É Para Velhos”, entre outros sucessos de bilheteira, são assim os escolhidos para suceder a cineasta australiana Jane Campion, que foi a presidente da edição do ano passado.

Lê Também:
Passámos Por Cá | Filme de Ken Loach estreia dia 21

Irmãos Coen no Festival de Cannes

Joel Coen, de 60 anos, e Ethan Coen, de 57, têm uma longa ligação ao festival europeu, desde que conquistaram a Palma de Ouro com “Barton Fink”, em 1991, poucos anos depois do começo do percurso no cinema.

“Presidir a um júri é uma honra especial, uma vez que nunca fomos presidente de coisa alguma”, afirmaram os realizadores, citados no comunicado, realçando que Cannes lhes permitirá assistir a filmes de todo o mundo e foi importante no começo da carreira de ambos.

Em 1994, o festival teve também um júri de duas figuras porém em dois cargos distintos. Clint Eastwood como presidente e Catherine Deneuve como vice-presidente do júri que daria o galardão a “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino.

O festival, que decorre de 13 a 24 de Maio, ainda não tem delineada a sua competição e restantes membros do júri – só serão conhecidos em Abril.

Lê Também:
Passámos Por Cá | Filme de Ken Loach estreia dia 21

Daniel Morgado

www.justmyselftoday.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *