RTP2 estreia nova série inglesa com Ben Whishaw (James Bond)
Esta semana a RTP2 vai estrear uma nova série para as noites do canal. Protagonizada por Ben Whishaw, “Isto vai doer” (2022, Adam Kay) é mais uma minissérie da BBC. Ou seja, depois de “O Ouro” (2023-25, Neil Forsyth), o canal público continua a investir nas séries inglesas com o selo de qualidade da BBC. Nos E.U.A., esta nova minissérie teve exibição no serviço de streaming AMC+.
“Isto vai doer” é uma minissérie de 7 episódios. Criada por Adam Kay, é uma história autobiográfica, adaptada de um livro também escrito por Kay. Retrata o dia-a-dia de vários médicos recém-formados e integrados no Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido.
Quando chega à RTP2, Isto vai doer?
A RTP2 tem uma nova série. “O Ouro” vai ter o seu último episódio exibido esta quarta-feira 20 de agosto às 22h02. Assim, na quinta-feira 21 às 22h01, o canal público inicia a transmissão de mais uma minissérie inglesa: “Isto vai doer”.
Esta nova obra é protagonizada por Ben Whishaw. Ao seu lado, compõem o elenco nomes como, por exemplo, Ambika Mod (“Um Dia”, 2024, Nicole Taylor), Rory Fleck Byrne, Michele Austin (“Verdades Difíceis”, 2024, Mike Leigh), Alex Jennings (“A Rainha”, 2006, Stephen Frears), Tom Durant Pritchard, Ashley McGuire, Harriet Walter (“A Jovem Vitória”, 2009, Jean-Marc Vallée), entre outros.
A saber, “Isto vai doer” foi ainda vencedora de 4 prémios BAFTA: melhor ator, melhor elenco, argumento e montagem. Esteve ainda nomeada a outros 2 BAFTA: melhor minissérie e realização. Além dos BAFTA recebeu ainda outros 17 prémios.
O que sabemos sobre esta nova série?
“Isto vai doer” é uma série baseada no livro homónimo de Adam Kay. Trata-se de um livro de não ficção escrito na primeira pessoa. É maioritariamente composto de registos de diário de Kay quando ele foi um médico interno.
Nesta minissérie acompanhamos, portanto, um grupo de vários médicos internos do Serviço Nacional de Saúde britânico que trabalham no serviço de obstetrícia e ginecologia de um hospital em Londres.
Pub
O foco desta história é, claro, o autor do livro e criador da série, Adam Kay (interpretado por Ben Whishaw). Acompanhamos o seu dia-a-dia doloroso dentro e fora do hospital, com um trabalho semanal de 97 horas e com decisões muito arriscadas.
Esta série é um retrato íntimo e poderoso do Serviço Nacional de Saúde inglês numa era pré-COVID – uma vez que a ação decorre em 2006. Aqui, são trazidas à tona as várias dificuldades que os trabalhadores na área de saúde enfrentam, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
Por fim, um fator importante nesta série (e que faz com que o espectador se possa sentir mais próximo destas personagens) é o facto de as personagens se dirigirem diretamente ao espectador, quebrando a quarta parede.
Pub
O que diz o autor sobre a sua série?
Adam Kay referiu em entrevista à BBC como foi o processo de adaptar o seu livro “Isto vai doer” para uma série: “A natureza do livro – centenas de entradas de diário na voz de uma única pessoa – significava que uma adaptação totalmente direta teria sido uma espécie de um programa de sketchs em monólogo. A série expande o universo, principalmente em termos das outras personagens que conhecemos: desde a família e o namorado de Adam às suas colegas parteiras e outros médicos. Tenho a certeza de que quem leu o livro reconhecerá muitas das cenas e, com sorte, sentirá que continua a ser tão engraçado, triste e, claro, repulsivo como se lembrava.”
Pub
Já Ben Whishaw, que revelou que não conhecia o livro de Adam Kay antes de lhe surgir o papel, referiu sobre a personagem que interpreta: “A minha personagem, Adam Kay, é um jovem médico quando o conhecemos, tentando manter-se à tona num sistema implacável. É alguém que está realmente a tentar fazer o bem, mas também a lidar com as suas próprias falhas, fraquezas, deficiências e fracassos.”
Por fim, para se preparar para este papel, Ben Whishaw recebeu um treino básico de medicina onde, por exemplo, aprendeu a fazer cesarianas.