Foto de RODNAE Productions no Pexels

Entre em jogo com o SEO para Gaming: descubra as vantagens

De acordo com um estudo levado a cabo pela MultiDados em conjunto com a Guess What, que revela o impacto do digital no marketing e comunicação das empresas, 47,2% das empresas portuguesas investiu em marketing digital ao longo do último ano.

Se esta aposta no marketing digital por parte de empresas com pouca ou nenhuma implantação no mundo online é extraordinário e revela a importância do canal online na estrutura dos negócios portugueses, o que se poderá dizer daquelas empresas que já nasceram digitais como é o caso do setor do Gaming?

Apesar da indústria do Gaming, pela sua própria natureza digital, desde cedo ter percebido a importância do marketing digital na captação de público, a verdade é que com a cada vez mais players negociais a quererem aproveitar o interesse que o Gaming gera, em particular, na geração dos nativos digitais, está a elevar o padrão de competitividade existente, o que deve levar as empresas que operam nesta área a aprofundarem as suas estratégias de marketing digital para se manterem na crista da onda.

Porque apresentar um novo jogo, construir uma comunidade, criar conteúdo relevante e atrair jogadores pode ser um desafio, as empresas do ramo devem considerar a implementação do SEO para Gaming.

SEO para Gaming: o que é e qual a sua importância?

Quando falamos de SEO para Gaming estamos, na prática, a falar da otimização de um determinado website de videojogos, e suas respetivas páginas, para que estes tenham o melhor desempenho possível nos resultados dos motores de busca.

Isto passa, entre outras coisas por desenvolver e aplicar estratégias personalizadas, dentro e fora da página, que alavanquem esse resultado.

Neste particular, e porque se trata de um trabalho especializado, o SEO para Gaming deve ser entregue a uma agência de marketing digital que começará por fazer uma auditoria e otimização do website em análise, bem como o mapeamento do universo de keywords.

Para melhor perceber do que estamos a falar, tomemos o exemplo da agência de SEO Unik SEO cuja compreensão profunda da indústria dos jogos a tem levado a auxiliar inúmeros websites de Gaming a alcançar posições destacadas no ranking de pesquisas.

Como referimos, a primeira etapa que a Unik SEO empreende é a análise profunda dos seus concorrentes diretos para encontrar insights, pontos fracos e oportunidades para colocar o seu negócio na primeira página do Google, especialmente nas três primeiras posições que são aquelas que recebem o maior tráfego (aproximadamente 70% dos cliques).

Depois de realizada a análise e identificadas as áreas onde atuar, esta agência de SEO parte para a otimização do website que inclui a criação, edição e atualização para que as páginas deste estejam focadas em aumentar o tráfego de qualidade e em melhorar as suas classificações nos resultados de pesquisa.

A par destas estratégias, é realizada uma investigação extensa e profunda para descobrir quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu público do nicho de Gaming e é criada e executada uma estratégia de Link Building para Gaming de modo a aumentar a popularidade e ajudar a construir a autoridade do site.

Para além de tudo isto, a agência preocupa-se ainda em, não só ajudar o website a construir a sua comunidade online e uma base de fãs, como também a criar conteúdo altamente relevante que a alimente e lhe desperte o desejo de voltar a jogar.

Implementado o SEO para Gaming de forma correta, estas são algumas das vantagens que o seu website vai colher:

Vantagens do SEO para Gaming

Chegar à audiência certa

O universo do Gaming é muito estratificado, com a maioria dos seus jogadores a mostrarem-se profundamente leais em relação ao seu jogo preferido e procurando ativamente em blogs e fóruns aprofundar o seu conhecimento em relação ao “objeto “amado”.

A implementação do SEO para Gaming mostra-se, neste ponto, extremamente importante para que exista, de facto, uma identificação entre aquilo que o seu website promove quer nas suas páginas, quer nas publicações externas que faz, e a audiência que pretende cativar.

Por isso, é fundamental que a identidade desses mesmos conteúdos – da sua marca – esteja muito bem definida, para chegar à audiência certa e ter o impacto certo.

Análise da competição

Num mercado que, só nos Estados Unidos, já movimenta mais de cerca de 70 biliões de dólares e que está em franco crescimento em todo o mundo, a análise dos seus competidores diretos é fundamental.

Existem milhares de sites de gaming na internet e, portanto, torna-se importante que não só esteja a par de quais são os sites mais visitados, mas também perceba que tipo de estratégias eles estão a levar a cabo, para que o seu site se mantenha o mais atualizado possível e continue a cativar gamers.

Estas duas dimensões (análise e atualização) fazem parte do SEO para Gaming tornando imprescindível a sua implementação.

Conhecer a comunidade

Talvez só o fervor religioso ou o apoio a uma equipa de futebol conheça uma comunidade tão apaixonada e extensa como a do Gaming.

À semelhança de uma hidra, esta comunidade estende as suas ramificações por todo o mundo, criando uma rede muito entusiasmada que se apoia mutuamente, em tópicos sobre jogos e dúvidas à volta destes.

Tudo isto é proporcionado, por exemplo, pelo Link Building para Gaming que consta do pacote de SEO para Gaming e da criação de conteúdos que, uma vez partilhados nas redes sociais e em fóruns da especialidade, contribuem para a construção de autoridade do seu website.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *