Já podes finalmente usar MB Way para fazer este pagamento ao Estado
A Segurança Social vai começar a aceitar pagamentos por MB Way a partir desta desta semana. Nesse sentido o objetivo é facilitar e evitar penalizações.
A Segurança Social, desde segunda-feira, que aceita pagamentos por MB Way, uma medida inserida no processo de modernização dos serviços públicos. O novo método de pagamento encontra-se disponível no portal da Segurança Social e, a desde terça-feira, também será acessível através da aplicação móvel oficial.
Mb Way vem ajudar nos processos da Segurança Social
A iniciativa tem como principal objetivo facilitar o cumprimento de obrigações por parte dos cidadãos e das empresas, reduzindo atrasos e penalizações. A introdução do MB Way representa um avanço significativo na digitalização dos serviços. Ou seja, proporciona soluções mais rápidas, práticas e adaptadas ao dia a dia dos contribuintes.
De acordo com o presidente do Instituto de Informática da Segurança Social, Luís Farrajota, esta medida vai contribuir para diminuir os pagamentos presenciais, especialmente nos balcões de atendimento. Em 2024, mais de 700 mil pessoas dirigiram-se presencialmente à Segurança Social para pagar contribuições, sendo que em 2025 já se contabilizam mais de 200 mil atendimentos com o mesmo fim. A expectativa é reduzir em cerca de 70% os pagamentos feitos presencialmente, o que corresponde a aproximadamente meio milhão de utentes.
O Instituto de Informática da Segurança Social vai alargar, na quinta-feira, o novo canal de pagamento aos trabalhadores de serviço doméstico, um grupo que ainda enfrenta dificuldades com as modalidades atualmente disponíveis, como o homebanking e o pagamento presencial.
Em 2024, os trabalhadores do setor realizaram 30% dos pagamentos de forma presencial nas tesourarias — percentagem que se mantém em 2025. Com a introdução da opção MB Way, o Instituto acredita que poderá eliminar completamente os pagamentos presenciais neste segmento.
Governo português antecipou a chegada da app à Segurança Social
A aceitação do MB Way estava inicialmente prevista para 2026, mas o Governo decidiu antecipar o calendário, no âmbito da estratégia de simplificação e digitalização da relação com os serviços públicos.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, destacou que o programa “Primeiro Pessoas” já permitiu retirar 450 mil pessoas dos atendimentos presenciais desde janeiro. Assim sendo a nova funcionalidade insere-se num conjunto de medidas que visam melhorar a eficiência do atendimento e reduzir o tempo de espera.
Vai facilitar-te nos pagamentos?