Primavera Sound Porto 2023 | A estreia de Maggie Rogers em terras lusas
Entre 7 e 10 de junho de 2023, a Magazine.HD estará no Parque da Cidade, Matosinhos, para acompanhar a 10ª edição do Primavera Sound Porto. No segundo dia, Maggie Rogers veio ao Porto apresentar “Surrender”, o seu mais recente disco de originais.
Mal terminou, no Palco Porto, o concerto mágico de Arlo Parks, grande parte dos festivaleiros rumaram ao Palco Vodafone para o próximo concerto, Maggie Rogers. A artista norte-americana apresentou-se com redobrada energia, mesmo perante uma plateia que não tinha propriamente as músicas na ponta da língua (isto apesar de, nas primeiras filas, se encontrarem fãs verdadeiramente dedicados).
Com mais de 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify, Maggie Rogers é um claro destaque entre a programação do Palco Vodafone e conseguiu atrair um público significativo no final da tarde de dia 8 de junho. O seu indie pop com foques de folk e eletrónica combina perfeitamente não só com a vibe do Primavera Sound, como com as próprias tendências que pautam a pop contemporânea. Em particular a pop alternativa, a que mais aqui nos interessa, claro está.
Vista como uma representante da “pop académica”, se tal existe sequer, Maggie Rogers é uma estrela pop alternativa que sabe respeitar as regras do género – oscilar entre baladas poderosas e músicas mais mexidas, englobando nos seus hinos pop letras com maior profundidade do que aquela que possamos reconhecer à primeira vista.
O concerto abriu com “Overdrive”, single de lançamento do novo álbum e primeira música da tracklist desse mesmo álbum. A batida pop-rock consistente, combinada com vocais fortes e repletos de belting, tornam a Maggie Rogers ao vivo um pouco distinta da que conhecemos na versão gravada. Rogers e a sua banda garantiram, no Primavera Sound Porto 2023, um espetáculo mais arrojado e mais rockeiro, capaz de apelar não só ao público do indie pop e indie rock mas também aos que apreciam beats um pouco mais pesadas. Aqui, houve tempo para algumas guitarradas e até um solo recebido com entusiasmo por parte dos festivaleiros e festivaleiras.
Na transição do dia para a noite, foram os seus primeiros singles mais reconhecíveis que mereceram também maior destaque neste concerto, tais como “Alaska” (o grande single de “Heard it In a Past Life” , e música louvada por nomes como Pharrell Williams) (2019) ou ainda “Love You For a Long Time”, canção lançada também em 2019. “Light On”, canção lançada já em 2018, consagrou-se como um dos momentos mais altos do concerto, merecendo uma reação emotiva e muitas luzes na transição para a noite.
Com uma pop profundamente reconhecível, Maggie Rogers faz-se dos seus coros, entoados na perfeição ao vivo por uma banda que canta em uníssono, com cerca de quatro vozes em palco a encherem o palco. Não que Maggie precise, apesar de ter uma voz ligeiramente indisciplinada, provou o seu poder vocal (e a capacidade de prolongar uma nota, ou muitas) com esta primeiríssima visita a Portugal, terminando o concerto visivelmente emocionada com a reação calorosa e prometendo, como é da praxe, um regresso para breve.
O Primavera Sound Porto continua no Parque da Cidade até ao dia 10 de junho de 2023. Vais a algum dos dias?