Melhores Bandas Sonoras dos Jogos
Para além da narrativa e do gameplay, existe outro elemento que marcou muitas das nossas experiências no mundo dos videojogos, a banda sonora. Mais do que “ambiente” existem músicas e álbuns que nos levam a regressar a eles mesmo anos após termos terminado determinado jogo. Vem nesta viagem pelas melhores bandas sonoras dos jogos, certamente conhecerás muitas!
DEUS EX: HUMAN REVOLUTION
Michael McCann é o compositor que nos traz a banda sonora futurista do terceiro capítulo de “Deus Ex”, vencedora de um prémio no Canadian Video Game Awards 2012. O som é uma mistura entre o eletrónico e o instrumental, produzindo algo épico e que encaixa na perfeição no mundo do jogo.
MIRROR’S EDGE CATALYST
Futurista é igualmente a música suave de Solar Fields, mergulhada no tema da liberdade.
PORTAL 2
SPACE!! THERE’S SO MUCH SPACE!!!! É aquilo que apetece lembrar quando se ouve a música eletrónica e viva de “Portal 2”. Mike Morasky conjuga momentos calmos, de concentração, com sons mais energéticos para quando… enfim… descobres que… THE CAKE IS LIE!
SECRET OF MANA
Hiroki Kikuta estreou-se como compositor em “Secret of Mana” e rapidamente partilhou com o mundo a sua capacidade. Para além de representar o jogo, a música consegue ser inspiradora e até bizarra.
JOURNEY
Austin Wintory usa e abusa dos instrumentos de corda para nos trazer algo melancólico mas inspirador. Dentro e fora do jogo, prepara-te para uma jornada pelas emoções.
GOD OF WAR
Bear McCreary não desaponta os fãs com uma banda sonora completamente épica que mistura vozes poderosas e uma vibe nórdica.
SHADOW OF THE COLOSSUS
Esta banda sonora não poderia faltar no nosso artigo! Tão épica quanto o jogo, Kow Otani compôs algo dificilmente esquecido depois de se ouvir a primeira vez.
NIER
Esta é uma das bandas sonoras mais amadas pelos fãs e não é difícil perceber porquê. Ela é uma mistura de sons do ocidente e do, à semelhança do que acontece no jogo. Contudo, ainda que o jogo não tenha cativado todos, a sua música já foi ouvida mesmo por aqueles que deixaram de lado o título.
THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME
Melancólica e nostálgica, a banda sonora de Koji Kondo é uma das mais marcantes que poderíamos ter nesta lista. Alegre, triste ou dramática, a música é um autêntica jornada.
SILENT HILL 3
Akira Yamaoka não é um estranho à saga mas é no seu terceiro capítulo que consegue uma das melhores bandas sonoras já produzidas.
THE ELDER SCROLLS III: MORROWIND
Prepara-te para a batalha ou aprecia um momento de calma com a música de Jeremy Soule.
THE WITCHER 3
Marcin Przybyłowicz e Mikołaj Stroiński trazem à vida o universo de “Wild Hunt” com temas mais calmos e relaxantes, e outros que te preparam para a batalha de uma vida.
RESIDENT EVIL
Calma e bizarra é a música eletrónica do primeiro “Resident Evil”, misturando sons facilmente compreendidos mas outros que são quase aleatórios transformando a atmosfera geral em algo que nem todos terão coragem para ouvir do início ao fim, especialmente no escuro.
QUAKE
Aproveitando que estamos a falar de negro e bizarro, se gostas de NIN então não podes passar ao lado desta banda sonora, composta por Trent Reznor. Se conheces o som da banda então as músicas rapidamente te soam familiares e, de uma forma estranha, até agradáveis, mas de um modo geral elas acompanham a atmosfera aterradora do seu jogo, filho legítimo de “Doom”.
THE LAST OF US
O regresso das personagens é celebrado de igual modo com o regresso da música de Gustavo Santaolalla que mistura elementos da solidão e da tristeza, com os de esperança.
DETROIT: BECOME HUMAN
É inegável que esta é uma das melhores bandas sonoras deste ano. Criada por Philip Sheppard, Nima Fakhrara, e John Paesano, a obra é na realidade composta por três bandas sonoras diferentes que representam cada uma das personagens principais do jogo. No final, o jogador acaba por três maravilhosas obras que pode e deve ouvir em qualquer altura. Poder, esperança, perda, confusão, todos estes temas são alguns dos temas que poderás ouvir.
METAL GEAR SOLID
Jogámos o jogo, agora ouvimos a sua banda sonora, composta por Kazuki Muraoka, Hiroyuki Togo, Takanari Ishiyama, Lee Jeon Myung, e Maki Kirioka. Desde um instrumental mais energético a música mais calma a lembrar a ópera, a banda sonora é tão emocional quanto o jogo.
UNRAVEL
Frida Johansson e Henrik Oja trazem-nos um som com influências nórdicas perfeitas para os espíritos mais aventureiros.
FAR CRY 5
A saga “Far Cry” sempre conseguiu boas bandas sonoras e delas destacamos a mais recente, de Dan Romer, capaz de misturar o eletrónico, o gospel e o country de forma perfeita. Um som diferente e que te levará sempre a Hope County, não interessa onde estejas.
SLEEPING DOGS
Se o pop é mais a tua onda então entra nesta banda sonora com batidas fortes, compostas e organizadas por Jeff Tymoschuk. Viaja até Hong Kong e enfrenta as triads.
Qual a tua banda sonora favorita?
Artigos relacionados:







