Melhores Bandas Sonoras dos Jogos

Melhores Bandas Sonoras dos Jogos

Para além da narrativa e do gameplay, existe outro elemento que marcou muitas das nossas experiências no mundo dos videojogos, a banda sonora. Mais do que “ambiente” existem músicas e álbuns que nos levam a regressar a eles mesmo anos após termos terminado determinado jogo. Vem nesta viagem pelas melhores bandas sonoras dos jogos, certamente conhecerás muitas!

DEUS EX: HUMAN REVOLUTION

Michael McCann é o compositor que nos traz a banda sonora futurista do terceiro capítulo de “Deus Ex”, vencedora de um prémio no Canadian Video Game Awards 2012. O som é uma mistura entre o eletrónico e o instrumental, produzindo algo épico e que encaixa na perfeição no mundo do jogo.

Pub

MIRROR’S EDGE CATALYST

Futurista é igualmente a música suave de Solar Fields, mergulhada no tema da liberdade.


PORTAL 2

SPACE!! THERE’S SO MUCH SPACE!!!! É aquilo que apetece lembrar quando se ouve a música eletrónica e viva de “Portal 2”. Mike Morasky conjuga momentos calmos, de concentração, com sons mais energéticos para quando… enfim… descobres que… THE CAKE IS LIE!

Pub Ad Banner

SECRET OF MANA

Hiroki Kikuta estreou-se como compositor em “Secret of Mana” e rapidamente partilhou com o mundo a sua capacidade. Para além de representar o jogo, a música consegue ser inspiradora e até bizarra.


JOURNEY

Austin Wintory usa e abusa dos instrumentos de corda para nos trazer algo melancólico mas inspirador. Dentro e fora do jogo, prepara-te para uma jornada pelas emoções.

Pub

GOD OF WAR

Bear McCreary não desaponta os fãs com uma banda sonora completamente épica que mistura vozes poderosas e uma vibe nórdica.


SHADOW OF THE COLOSSUS

Esta banda sonora não poderia faltar no nosso artigo! Tão épica quanto o jogo, Kow Otani compôs algo dificilmente esquecido depois de se ouvir a primeira vez.

Pub

NIER

Esta é uma das bandas sonoras mais amadas pelos fãs e não é difícil perceber porquê. Ela é uma mistura de sons do ocidente e do, à semelhança do que acontece no jogo. Contudo, ainda que o jogo não tenha cativado todos, a sua música já foi ouvida mesmo por aqueles que deixaram de lado o título.


THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME

Melancólica e nostálgica, a banda sonora de Koji Kondo é uma das mais marcantes que poderíamos ter nesta lista. Alegre, triste ou dramática, a música é um autêntica jornada.

Pub

SILENT HILL 3

Akira Yamaoka não é um estranho à saga mas é no seu terceiro capítulo que consegue uma das melhores bandas sonoras já produzidas.


THE ELDER SCROLLS III: MORROWIND

Prepara-te para a batalha ou aprecia um momento de calma com a música de Jeremy Soule.

Pub

THE WITCHER 3

Marcin Przybyłowicz e Mikołaj Stroiński trazem à vida o universo de “Wild Hunt” com temas mais calmos e relaxantes, e outros que te preparam para a batalha de uma vida.


RESIDENT EVIL

Calma e bizarra é a música eletrónica do primeiro “Resident Evil”, misturando sons facilmente compreendidos mas outros que são quase aleatórios transformando a atmosfera geral em algo que nem todos terão coragem para ouvir do início ao fim, especialmente no escuro.

Pub

QUAKE

Aproveitando que estamos a falar de negro e bizarro, se gostas de NIN então não podes passar ao lado desta banda sonora, composta por Trent Reznor. Se conheces o som da banda então as músicas rapidamente te soam familiares e, de uma forma estranha, até agradáveis, mas de um modo geral elas acompanham a atmosfera aterradora do seu jogo, filho legítimo de “Doom”.


THE LAST OF US

O regresso das personagens é celebrado de igual modo com o regresso da música de Gustavo Santaolalla que mistura elementos da solidão e da tristeza, com os de esperança.

Pub

DETROIT: BECOME HUMAN

É inegável que esta é uma das melhores bandas sonoras deste ano. Criada por Philip Sheppard, Nima Fakhrara, e John Paesano, a obra é na realidade composta por três bandas sonoras diferentes que representam cada uma das personagens principais do jogo. No final, o jogador acaba por três maravilhosas obras que pode e deve ouvir em qualquer altura. Poder, esperança, perda, confusão, todos estes temas são alguns dos temas que poderás ouvir.


METAL GEAR SOLID

Jogámos o jogo, agora ouvimos a sua banda sonora, composta por Kazuki Muraoka, Hiroyuki Togo, Takanari Ishiyama, Lee Jeon Myung, e Maki Kirioka. Desde um instrumental mais energético a música mais calma a lembrar a ópera, a banda sonora é tão emocional quanto o jogo.


UNRAVEL

Frida Johansson e Henrik Oja trazem-nos um som com influências nórdicas perfeitas para os espíritos mais aventureiros.


FAR CRY 5

A saga “Far Cry” sempre conseguiu boas bandas sonoras e delas destacamos a mais recente, de Dan Romer, capaz de misturar o eletrónico, o gospel e o country de forma perfeita. Um som diferente e que te levará sempre a Hope County, não interessa onde estejas.


SLEEPING DOGS

Se o pop é mais a tua onda então entra nesta banda sonora com batidas fortes, compostas e organizadas por Jeff Tymoschuk. Viaja até Hong Kong e enfrenta as triads.

Qual a tua banda sonora favorita?

[tps_footer]

Lê Também:
Jogos a Não Perder | Agosto 2018

[/tps_footer]


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *