Michael Cimino: morreu o realizador de ‘O Caçador’

Michael Cimino, o realizador de O Caçador (1978), um extraordinário drama sobre quatro jovens amigos que vão para a guerra do Vietname, filme que marcou várias gerações de cinéfilos, morreu aos 77 anos. O anúncio foi feito no Twitter por Thierry Fremaux, seu amigo e director do Festival de Cannes.

Michael Cimino

Vencedor de um Óscar de Melhor Realizador por O Caçador, homem de muitos mistérios na sua vida privada e também em relação à sua nova imagem pública, mas sobretudo autor de filmes que marcaram a história do cinema, Michael Cimino, morreu hoje aos 77 anos de idade.  Não foram anunciadas as causas do falecimento.

Michael Cimino

Curiosamente o primeiro anúncio da morte de Michael Cimino foi feito Thierry Fremaux, director do Festival de Cannes, no Twitter: Michael Cimino morreu, em paz, rodeado dos seus e das mulheres que amava. Nós também o amávamos. Fremaux devia estar em contacto permanente com Cimino, visando talvez a possibilidade de o homenagear em breve. 

Vê trailer de O Caçador

Nova-iorquino de nascimento Cimino foi um símbolo da Nova Hollywood, a lado de George Lucas, Francis Ford Coppola, Steven Spielberg, Martin Scorcese, e outros ‘jovens rebeldes’ da década de 70, realizadores que se opuseram contra o sistema de produção de estúdio e conseguiram apesar de alguns recuos, mudar para sempre a história da Meca do Cinema.

O Caçador

Michael Cimino depois de ter recebido o Óscar de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original por O Caçador, realizou de seguida em 1980, o western épico Às Portas do Céu (Heaven’s Gate), uma super-produção que levou à falência o estúdio da United Artists e pareceu com este falhanço ter terminado com o sonho de liberdade criativa da geração de cineastas da Nova Hollywood, dos anos 70, do século XX.

Vê trailer de Às Portas do Céu

Às Portas do Céu

Michael Cimino realizou ainda A Última Golpada (1974), O Ano do Dragão (1985), O Siciliano (1987) e A Noite do Desespero (1990), Espírito do Sol (1996). Daí para cá para além de algumas aparições em festivais, (recebeu um Leão de Ouro de Carreira na Mostra de Veneza 2012) com um visual completamente diferente daquele que apresentava nos anos 70, dirigiu apenas um segmento de Cada Um Seu Cinema (2007), filme colectivo apresentado em Cannes.

JVM

 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *