Microsoft deixa jogadores descontentes por causa da Xbox
O mundo está envolto numa potencial guerra comercial. Nesse sentido a Microsoft adiantou-se e quem sofre são os jogadores.
A Microsoft confirmou que irá aumentar os preços das consolas Xbox, acessórios e, ainda este ano, dos jogos produzidos pelos seus estúdios. Esta decisão segue uma tendência já adotada por rivais como a PlayStation e a Nintendo. Isto acontece num contexto económico global marcado pela inflação persistente, disrupções nas cadeias de abastecimento e tensões geopolíticas, como a situação das tarifas.
As subidas chegam a ultrapassar os 20% em alguns mercados. Os jogos de estúdios da Microsoft também terão aumento a partir da época natalícia.
A Europa também vai ver a Xbox mais cara
Nos Estados Unidos, o modelo base Xbox Series S passará de 299,99 dólares para 379,99 dólares, um aumento de 27%. Já o modelo premium Series X, na versão Galaxy Black, terá um novo preço de 729,99 dólares — uma subida de 22%. Na Europa, a Series S aumentará de 299,99 para 349,99 euros, e na Austrália, os preços fixam-se nos 549 dólares australianos para a Series S e 849 dólares para a Series X.
Além do hardware, também os jogos irão sofrer aumentos. A partir da época festiva, os títulos de estúdios da Microsoft passarão a custar 79,99 dólares, face aos atuais 69,99 — um acréscimo de cerca de 14%. Por enquanto, a subscrição Xbox Game Pass manterá os preços atuais.
Este reposicionamento da marca surge num momento de incerteza para os fãs da Xbox. A estratégia da empresa tem vindo a mudar rapidamente, com o fim da prioridade nas exclusividades para a consola, permitindo que jogos anteriormente exclusivos, como “Forza Horizon 5“, cheguem à PlayStation. Tal decisão tem gerado confusão e descontentamento na comunidade, que questiona agora o real valor de possuir uma Xbox.
Além disso, a Microsoft está a apostar nos serviços como o Xbox Play Anywhere, que permite jogar títulos tanto na consola como no PC, e no Xbox Cloud Gaming. Com a subida do preço dos jogos, destaca-se ainda a vantagem de o consumidor receber uma cópia para PC sem custos adicionais — algo que, noutras editoras, poderia duplicar o valor da compra.
Estavas a pensar em comprar uma Xbox?