Xbox Game Pass | 30 jogos que todos devem experimentar
És assinante do serviço Xbox Game Pass? Não sabes o que jogar a seguir, no meio de tanta oferta? Não te preocupes, nós escolhemos trinta jogos que não podes perder. Dos mais variados géneros, como FPS, Puzzle, Sobrevivência até Simulação e Estratégia. Alguns mais conhecidos do que outros, como é o caso de “Grand Theft Auto: San Andreas” e “The Elder Scrolls V: Skyrim”. Contudo, há algumas “gemas escondidas” merecem a devida atenção.
Há quase cinco anos, a Microsoft lançava um serviço composto por uma vasta biblioteca de jogos, a Xbox Game Pass. Desde daí, foram adicionados, e também retirados, dezenas de jogos, alguns mais sonantes que outros. Assim sendo, os jogadores têm atualmente, mais de 300 jogos que podem experimentar, como por exemplo, “Marvel’s Guardians of the Galaxy”, “Forza Horizon V”, entre muitos outros. Contudo, todos os jogadores têm o mesmo dilema, o que vou jogar a seguir?
Deep Rock Galactic (2020)
É uma das “gemas escondidas”, que apesar de não ter modo história, promete dezenas ou até centenas de horas de diversão. O jogo acaba quando os jogadores quiserem. Assim sendo, “Deep Rock Galactic”, desenvolvido pela Ghost Ship Games, é um FPS (First-Person Shooter) cooperativo. Ou seja, o jogador reúne-se com outros três amigos, escolhem uma de quatro classes, e que comece a ação. Por vários locais intergalácticos, os jogadores têm de minar metais preciosos, enquanto surgem hordas de aliens mortíferos. Os mecanismos do jogo são simples e funcionais. Igualmente, os gráficos são limpos, que saltam à vista. E há um bonús, o jogo ocupa apenas 2 gigas de memória. Por isso, não ocupa quase espaço nenhum dos discos internos dos jogadores, em bibliotecas (quase) cheias.
Slime Rancher (2016)
Quem é que não gosta de um bom jogo de “farming”? Em 2016, a produtora norte-americana Monomi Park lançou “Slime Rancher”. Este jogo independente, é ideal para os jogadores que queiram dar uma pausa a outros jogos, sobretudo de ação e tiros. Levar uma vida simples, cuidar da horta e dos animais pode ser divertido e relaxante. Apesar de “Slime Rancher” não acrescentar nada ao género, destaca-se pelo “produto” que se cuida, bolas de slime. As simples tarefas, os adoráveis slimes, encatou os jogadores, dado que a produtora acabou por desenvolver uma sequela. Tudo o que o jogo oferece, pode ser alcançado em pouco mais de 10 horas. Contudo, como é um jogo de simulação, os jogadores podem alastrar essas horas por mais um pouco. Igual ao “Deep Rock Galactic”, este jogo ocupa pouca memória, com apenas 1 giga. É o jogo ideal para quem pretende relaxar.
Human Fall Flat (2016)
Desenvolvido pela No Breaks Games, “Human Fall Flat” é um jogo bastante conhecido para os jogadores que gostam de jogar online, ou que tenham grupos para jogar. Com gráficos simples e animados, parece que estamos a ver um programa de desenhos animados para crianças. E vai fazer qualquer jogador chorar de tanto rir. Um jogo repleto de puzzles, que vai requerer uma mente que pense fora da caixa para progredir nas missões. Podem optar por jogar sozinhos, mas se jogarem com amigos, é um dos melhores jogos cooperativos que há na Xbox Game Pass.
Grounded (2020)
Lembram-se do filme de animação “Artur e os Minimeus” (2006)? Bem, juntem ao filme o género de sobrevivência, e temos “Grounded”. Ou então, imaginem “The Forest”, mas em vez se passar numa ilha perdida, com canibais, o local é o quintal de uma casa, sendo que os inimigos são insetos. Desenvolvida pela Obsidian Entertainment, é outra “gema escondida” da Xbox Game Pass. Um grupo de crianças é encolhido até ao tamanho de uma formiga, e vêem-se perdidas no quintal. Sozinhos ou com amigos, os jogadores vão explorar ervas altas que parecem florestas enormes, e poças que parecem o Oceano Atlântico. Quem nunca teve, em criança, o desejo de explorar o quintal como um grande aventureiro?
Celeste (2018)
De vez em quando, tudo o que precisamos é de relembrar-nos que os melhores jogos não só os que têm maior orçamento e produção. Assim sendo, surge “Celeste”, desenvolvido pela Matt Makes Games, é um jogo de plataforma, em pixéis e em 2D. É um dos melhores jogos independentes que a Xbox Game Pass tem para oferecer, no que diz respeito à narrativa. Os jogadores vão controlar Madeline, na sua jornada ao topo da montanha Celeste. Pelo meio, vão ter de enfrentar vários demónios, e obstáculos diversos. O jogo pode ser repetido as vezes que os jogadores quiserem, mas em apenas 11 horas, conseguem terminar a história.
What Remains Of Edith Finch (2017)
Se querem experimentar um jogo de exploração, sem começar por um dos grandes jogos do género, dentro dos quais “No Man’s Sky”, este é o jogo ideal. Desenvolvido pela Giant Sparrow, “What Remains of Edith Finch” é um jogo de exploração em primeira pessoa, com um curto percurso, somente duas horas. Ainda assim, a narrativa imersiva deve ser experimentada por todos os jogadores. Aborda assuntos e sentimentos difíceis em todos nós, como por exemplo, a perda e o luto de alguém que amamos. Se querem descobrir o que aconteceu a Edith Finch, e ao mesmo tempo levar a cabo uma viagem introspectiva, este jogo merece uma oportunidade.
Prey (2017)
Um dos maiores jogos desta lista, com cerca de 25 horas de duração. Igualmente, irá ocupar aos jogadores, 37 gigas de memória. Ainda assim, merece a devida atenção, devido ao jogo em si, e de quem desenvolveu. Criado pela Arkane Studios, e distribuído pela Bethesda Softworks, “Prey” é um jogo de ficção-cientifica, que junta o género de sobrevivência e de FPS. Os jogadores vão controlar Morgan Yu, que acorda abordo de uma nave espacial, após fazer parte de uma experimentação que correu mal. Nos primeiros passos, descobre que a nave está repleta de aliens. Assim sendo, com uma jogabilidade semelhante a “Dishonored”, os jogadores vão ter várias horas de adrenalina.
Outer Wilds (2019)
Mais um jogo de ficção cientifica, mas desta vez é aconselhado para os jogadores que queiram ter uma experiência mais calma. Mistura a aventura com vários puzzles que os jogadores têm de decifrar para chegarem ao final. Igualmente, os gráficos do jogo são magníficos, com alguns nuances do universo de “Ratchet & Clank”. Em cada canto, uma nova aventura e uma nova informação para desvendar. Ainda assim, o jogo tem uma quantidade de prémios e menções invejável, dado que foi considerado Jogo do Ano pela Eurogamer, Polygon e The Guardian.
Totally Accurate Battle Simulator (2021)
De certeza que já ouviste falar de “Totally Accurate Battle Simulator”, ou também conhecido por “TABS”. Já pensaste como seria a luta entre 100 galinhas e uma pessoa? Ou então um combate entre o todo poderoso Zeus e 10 tanques? Se isso já te passou pela cabeça, então este jogo vai responder-te. “Totally Accurate Battle Simulator” não se deve levar a sério, mas garante dezenas, ou até centenas de horas de pura diversão. Desenvolvido pela Landfall Games, é provavelmente um dos melhores jogos de estratégia e simulação que há na Xbox Game Pass. Se o teu cenário de luta é estranho, este é o jogo ideal para o pores em prática.
Frostpunk (2018)
Já jogaram “Cities: Skylines”? Mas gostavam de um desafio maior, talvez com o género de sobrevivência à mistura? Então experimentem “Frostpunk”, desenvolvido pela 11 Bit Studios. Ocorre num período negro para a humanidade, com um inverno rigoroso, e diversos vulcões em erupção. O teu objetivo é perceber a melhor maneira de gerir a situação, quais os melhores sítios para estabelecer a cidade. Enquanto isso, todas as dificuldades naturais dos cenários vão atrasar os teus planos, bem como por em risco a vida da tua comunidade.
A Way Out (2018)
E se Michael Scofield e Lincon Burrows de “Prison Break”, tivessem num jogo, além do oficial da série? Da mesma produtora que nos trouxe “It Takes Two”, a Hazelight lançou em 2018, “A Way Out”. Um jogo cooperativo em que o objetivo é levar a cabo um audaz plano de fuga da prisão. Obrigatoriamente, o jogador tem de jogar com outro amigo, para mutuamente, conseguirem sair da prisão. Entre lutas de recinto, andar escondido dos guardas, e no final fugir da melhor maneira possível, vão ser dezenas de horas de pura ação e cooperação.
Outriders (2021)
Precisas de algo para animar o teu dia? Que tal um jogo cheio de ação, tiros e uma velocidade frenética? Se sim, então tens de experimentar “Outriders”. Um jogo de ficção cientifica, que leva te a ti e mais 2 jogadores por espaço inteiro. Lá vão descobrir novos planetas e novas criaturas. Contudo, existe uma história a seguir. Acordas 30 anos depois, num futuro totalmente diferente dos dias que correm, onde está a ocorrer uma batalha pela colonização de outros planetas. Tens de escolher entre quatro classes diferentes para enfrentar os inimigos.
Stardew Valley (2016)
Contudo, se preferires que o teu dia continue calmo, ou tiveste um dia intenso e precisas de paz, então “Stardew Valley” é ideal para ti. Igual a outros jogos mencionados, este é um jogo de simulação e de farming. Após o falecimento do dono de uma quinta, vais herdar tudo que nela contêm, seja terrenos, plantações e até animais. Com alguns elementos de RPG, vais ter de minar, cultivar, alimentar os animais, e vender o que produzes para continuar a trabalhar. Se quiseres uma mão, podes sempre convidar mais dois amigos para distribuir as tarefas.
Zero Escape: The Nonary Games (2017)
Jogos que se assemelham a novelas gráficas são maneiras interativas de contar uma história sem ser muito enfadonho. Por isso, para quem gosta de enigmas, e histórias cativantes, “Zero Escape: The Nonary Games” é um jogo que deves experimentar. Neste jogo de “point&click”, vais acompanhar um grupo de nove pessoas, que foram sequestradas e levadas para um lugar desconhecido. Lá, com o decorrer dos eventos, vais começar a descobrir as verdades obscuras.
The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)
São poucos os jogos que, passados mais de 10 anos após o lançamento, continuam a ser adorados e jogados por milhares de pessoas. É o caso de “The Elder Scrolls V: Skyrim”. Provavelmente já passaste imensas horas no mundo de Skyrim, e tens o jogo em quase todas as consolas e plataformas que usam. Ainda assim, é sempre bom voltar a jogar este clássico, que é um dos melhores RPG’s de sempre. Através de três DLC’s e inúmeros mods criados pelos fãs do jogo, há sempre algo novo para explorar.
Marvel’s Guardians of the Galaxy (2021)
Recentemente, saiu um jogo que fez as delicias de todos os fãs da Marvel, baseado num dos filmes mais populares da empresa. Assim sendo, “Marvel’s Guardians of the Galaxy” está disponível na Xbox Game Pass para quem quiser comandar Peter Quill. Segue a linha dos filmes da Marvel, cheio de humor característico e muita ação.
Warhammer 40,000: Battlesector (2021)
Outro jogo de ficção cientifica, mas desta vez do género de estratégia. Semelhante ao que acontece em “Sid Meier’s Civilization VI”, este jogo é por turnos. A história principal está dividida por 20 missões, numa intensa batalha contra aliens e outros seres. Por isso, os jogadores vão ter de escolher as melhores forças e delinear o melhor plano para alcançar a vitória.
Tom Clancy’s Rainbow Six Siege (2015)
Queres descobrir como funcionam as operações militares e as operações contra-terrorismo? Inspirado em missões e factos reais, “Tom Clancy’s Rainbow Six Siege” é essencial na biblioteca dos jogadores que queiram ter uma experiência fidedigna e imersiva. Neste jogo intenso, os jogadores vão estar organizados em esquadrões, e escolhem a forma como querem agir. Através de várias categorias e classes, este jogo é um dos mais intensos que a Xbox Game Pass tem para oferecer.
Mass Effect: Legendary Edition (2021)
Originalmente lançado em 2007, “Mass Effect” encantou os fãs pela sua história incrível e imersiva, assim como pela atmosfera em que o jogador se encontrava. Assim sendo, a história acompanha o Comandante Shepard, responsável pela nave Normandy, que tenta travar Sarane, cujo seu objetivo é levar a cabo um ritual ancestral galáctico que poderá destruir toda a galáxia. Em 2020, a BioWare e a Electronic Arts remasterizaram os três jogos, e criaram “Mass Effect: Legendary Edition”. Assim sendo, se em 2007, a experiência foi incrível, agora remasterizado, vai ser ainda melhor.
Weird West (2022)
Já pensaste como seria “Red Dead Redmpetion” em modo sobrenatural? Pois então a resposta está em “Weird West”, um jogo do género de western, com aspetos sobrenaturais à mistura. Assim sendo, os jogadores vão seguir as histórias de cinco personagens diferentes, cada uma com aptidões diferentes para derrotar os inimigos e passar os obstáculos. Além disso, o jogo dá-te liberdade extra. Ou seja, para progredir na história, os jogadores podem escolher o caminho mais calmo e sem dar nas vistas, ou causar o caos total.
The Forgotten City (2021)
A Roma Antiga foi, e sempre será, uma época e local ideal para desenvolver excelentes jogos. Assim sendo, o mesmo acontece com “The Forgotten City”. Este jogo independente começou por ser um mod de “The Elder Scrolls V: Skyrim”. Contudo, com o sucesso, e pelas mãos da Modern Storyteller, evoluiu para um jogo. Os jogadores vão encontrar-se numa cidade romana amaldiçoada, onde basta uma pessoa pecar, para todos morrerem. Saiu o ano passado, e foi nomeado para melhor jogo do ano nos Bafta Game Awards.
GTA: San Andreas (2004)
Este é o jogo mais antigo da lista, saiu em 2004 para a Playstation 2. Contudo, semelhante ao que acontece com “The Elder Scrolls V: Skyrim”, continua a ser popular, e milhares de jogadores continuam a jogar. Dado que recentemente mereceu uma adaptação, em “Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitve Edition”. A história já todos nós conhecemos, e a maneira como abordar com os problemas também. Ainda assim, continua a ser um jogo divertido para os dias mais stressantes.
Shredders (2022)
Queres um jogo para relaxar, sem grande história para seguir e sem ter atenção a todos os detalhes? Então experimenta “Shredders”, um jogo que foi adicionado ainda no final do mês de Março. Por isso, agasalha-te, pega no snowboard, e vai para neve. Desafia a gravidade com incríveis truques, enquanto completas as missões.
Psychonauts 2 (2021)
Com um visual singular, que parece que saiu de um quadro de Picasso ou Salvador Dali, chega um jogo da Double Fine Productions, “Psychonauts 2”. Os jogadores vão controlar Razputin Aquato, um jovem mentalista que quer entrar na organização internacional de espionagem psíquica. Mas há um problema, lá dentro há um infiltrado, que está a tentar de tudo para mandar a organização a baixo. Através de várias missões divertidas, e acrobacias loucas, o teu objetivo é descobrir quem é o responsável.
Hades (2020)
Há jogos que chegam e conquistam de imediato os fãs. Assim aconteceu com “Hades”, da Supergiant Games. Este jogo do género roguelike, que tem algumas semelhanças com “Diablo III”, cativou os fãs desde o primeiro minuto, com um visual distinto e animado, com uma história inspirada na mitologia grega. Além disso, a velocidade alucinante e a alta dificuldade que o jogo leva, é uma descarga de adrenalina para qualquer jogador.
It Takes Two (2021)
Já alguma vez jogaste um jogo que seja somente cooperativo? Independentemente da resposta, “It Takes Two” é um jogo que todos os jogadores devem experimentar. Após diversas discussões, o casamento de Cody e May está em risco, e no meio esta a filha de ambos, que só quer uma família feliz. Contudo, o casal encolhe ao tamanho de uma formiga, e terá uma grande jornada pela frente. Seja online ou no mesmo local, junta-te a outra pessoa e ajuda o casal Cody e May a voltar ao tamanho normal. A história, os mecanismos de jogo, os puzzles e os gráficos deste jogo, desperta a atenção de qualquer um.
Control (2019)
Cada um tem o seu gosto, e é difícil agradar a todos os jogadores. Ainda assim, “Control”, da Remedy Entertainment, consegue cativar quase todos os jogadores. Este jogo de ação/tiros em terceira pessoa vai deixar qualquer um cheio de adrenalina. Um ritmo frenético, e uma história interessante, fizeram “Control” arrecadar mais de 80 prémios e milhares de fãs.
Halo Infinite (2021)
Quando se fala de Xbox, é impossível não falar de “Halo”. Os jogadores tiveram de esperar cerca de quatro anos para o lançamento de outro jogo da saga “Halo”. Em 2021, a 343 Industries lança “Halo Infinite”. Segue o Master Chief, na sua jornada para saber o que realmente aconteceu à Cortana. Além da história principal, o jogo conta com um modo multijogador incrível. Desta vez, esse modo é grátis para todos os jogadores. Que a competitividade comece.
Hollow Knight (2017)
Lembras-te de “Super Meat Boy”, um dos jogos independente que mais sucesso tiveram em 2010? Se sim, e se gostaste, também vais gostar de “Hollow Knight”. Explora um mundo obscuro, mas belo, através de diversas plataformas, com várias figuras invulgares para derrotar ou esquivar. Semelhante ao que acontece em “Super Meat Boy”, não se deixem enganar pela aparência. Apesar de um visual belo e animado, este jogo consegue ser tão difícil de terminar como qualquer jogo do género de souls.
Forza Horizon 5 (2021)
Na Playstation temos a saga de “Gran Turismo”, e na Xbox temos a saga de “Forza Horizon”. No quinto jogo de “Forza Horizon, os jogadores vão poder conduzir pelo México, com paisagens de cortar a respiração. Um dos aspetos mais conhecidos desta saga são os cenários em que os jogadores se encontram, que conseguem captar até o mais ínfimo detalhe. Assim sendo, escolhe o teu carro favorito, modifica-o, e acelera até ao teu destino.
És assinante da Xbox Game Pass? Conhecias todos os jogos? Qual é que não jogaste ainda?