Criador do Super Mario recebe Prémio Príncipe das Astúrias

 

Shigeru Miyamoto, autor de videojogos como “Mario Bros.”, “Donkey Kong” e “The Legend Of Zelda”, foi galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. Este prémio é atribuído anualmente pela Fundação Príncipe das Astúrias, tendo já distinguido ilustres personalidades portuguesas como Mário Soares e António Damásio em áreas tão distintas como a Cooperação Internacional e a Investigação Científica e Técnica, respetivamente.

A Fundação Príncipe das Astúrias realçou o papel fulcral que as obras criadas por Miyamoto, considerado pelos seus pares como o “pai dos videojogos modernos”, desempenharam para “fazer dos videojogos uma revolução social, acessíveis a segmentos da sociedade que nunca tinham tomado contacto com esta forma de entretenimento, sendo ao mesmo tempo capazes de unir as pessoas sem distinção de sexo, idade ou condição sociocultural”.

“Trabalhei com muitas pessoas, em muitos videojogos, e sinto-me envergonhado por receber este prémio sozinho.”, disse o diretor geral da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento da Nintendo. Miyamoto acrescentou depois que: “Não me sinto um super-herói, sou uma pessoa absolutamente normal.”

Lê Também:
Mario Kart 8 Deluxe recebe mais circuitos em dezembro