O terror faz bem à linha
É provável que tão cedo não o ouça da sua nutricionista, mas já começa a estar cientificamente provado que ver filmes, emagrece. Ou pelo menos ajuda. Ou, vá lá, desde que se trate de um filme bem assustador. Quanto maior o terror, mais calorias serão queimadas.
Segundo noticiou o jornal britânico Telegraph, uma equipa de cientistas da Universidade de Westminster testou dez indivíduos enquanto estes assistiam a uma seleção de clássicos de terror. A sua frequência cardíaca, consumo de oxigénio e libertação de dióxido de carbono foram medidos de forma a calcular a energia dispendida durante a experiência.
O resultado? Um gasto três vezes superior em número de calorias quando se assiste a um filme de terror, do que quando os indivíduos foram situados frente a um ecrã em branco.
Richard Mackenzie, um especialista no metabolismo da referida Universidade defende que “é a libertação de adrenalina de ação rápida, produzida durante explosões de stress intenso, ou neste caso, medo, que é conhecido por diminuir o apetite, aumentar a taxa metabólica basal e, no processo, queimar mais calorias”.
Posto isto, a lista dos 10 filmes mais amigos da manutenção da linha são:
1. Shining: 184 calorias
2. Tubarão: 161 calorias
3. O Exorcista: 158 calorias
4. Alien – O 8º Passageiro: 152 calorias
5. Saw – Enigma Mortal: 133 calorias
6. Pesadelo em Elm Street: 118 calorias
7. Atividade Paranormal: 111 calorias
8. O Projeto de Blair Witch: 107 calorias
9. Massacre no Texas: 105 calorias
10. [Rec]: 101 calorias