MOTELx ’17 | Divulgados os primeiros detalhes da 11ª edição
Já foram confirmados alguns dos principais filmes, convidados e secções da próxima edição do MOTELx, o festival de cinema de terror que assombra Lisboa em setembro.

Já faltam menos de dois meses para o começo de um dos festivais de cinema mais populares e antecipados de Portugal, o MOTELx. Esta celebração do que de melhor se faz no panorama do cinema de terror começará a sua 11ª edição no dia 5 de setembro em vários espaços de Lisboa como o Cinema S. Jorge e o Teatro Tivoli. As festividades estendem-se até dia 10 do mesmo mês. No entanto e como já é tradição, o festival vai ser precedido por uma série de atividades e eventos num warm-up quase tão altamente antecipado e imperdível como o festival em si.
Lê Também: A Volta ao Mundo em 80 Filmes
No passado dia 18 de julho, os organizadores do festival vieram revelar os primeiros detalhes desta nova edição. Devido à inesperada morte do lendário realizador George A. Romero, a quem se pode creditar a invenção de muitos dos mecanismos e estilos mais típicos do cinema de terror moderno, o MOTELx vai honrar o seu trabalho. Ainda não se sabem quais os filmes que vão ser exibidos ou as atividades planeadas para este efeito, mas é seguro esperar uma homenagem à medida, especialmente se considerarmos a calorosa receção do realizador na 4ª edição do festival.

Outras lendas do cinema a serem homenageados no MOTELx de 2017 incluem Roger Corman e Alejandro Jodorowsky, que vão estar presentes em Lisboa para as celebrações em setembro. Para quem for fã do cinema de terror clássico, o nome de Corman será certamente familiar, sendo que as suas colaborações com o ator Vincent Price constituem alguns dos títulos essenciais do cânone deste género cinematográfico. Jodorowsky, pelo contrário, não é um nome tão facilmente associado ao cinema de terror, mas as suas mirabolantes visões surrealistas mais do que justificam a presença no MOTELx. Quem goste de cinema alternativo vai ser seguramente arrebatado por El Topo e The Holy Mountain, duas das mais famosas obras-primas do cineasta chileno.

A presença de Jodorowsky pode-se também associar à colaboração do festival com a iniciativa Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana da Cultura 2017. Como parte disto, o MOTELx vai, nas próprias palavras dos organizadores e programadores do festival, celebrar “o estranho mundo do terror latino” através de várias secções, masterclasses e convidados especialmente focados nesta temática. Um bom exemplo é a secção Quarto Perdido, dentro da qual serão exibidas duas coproduções ibéricas dos anos 70 que, infelizmente, têm vindo a cair no esquecimento como normalmente acontece com as poucas experiências do género de terror no cinema português. Os filmes em questão são Crime de Amor de Rafael Moreno e O Espírita de Augusto Fernando.

É evidente que a presença de filmes portugueses no MOTELx não se limita só à secção anteriormente mencionada. Afinal, uma das competições principais deste festival é a de Melhor Curta de Terror Portuguesa, para onde já estão confirmadas nove obras, #Blessed de Diogo Lopes, Carga de Luís Campos, Depois do Silêncio de Guilherme Daniel, Entelekheia de Hugo Malainho, A Instalação do Medo de Ricardo Leite, Mãe Querida de João Silva Santos, Revenge Porn de Guilherme Trindade, Thursday Night de Gonçalo Almeida e O Candeeiro – Um Filme à Luz de Lisboa de Henrique Costa e Hugo Passarinho. O vencedor desta competição receberá um prémio monetário de 5000 euros, ao que se acresce igual quantia em serviços de pós-produção disponibilizados pelo Kino Sound Studio e uma nomeação automática para o Méliès d’Or atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico. Paralelamente, haverá também uma competição de Longas Europeias, como já aconteceu na edição anterior.

Ainda à volta de curtas portuguesas, esta 11ª edição do MOTELx vai repetir uma das mais populares iniciativas do festival, a competição Yorn microCURTAS. Qualquer pessoa pode participar, realizando um filme de duração minúscula através de telemóveis ou tablets. As inscrições estão abertas até dia 26 de agosto e poderás saber mais sobre as regras e prémios na página de facebook do MOTELx. Pelo menos, os 30 melhores trabalhos terão exibição garantida no cinema São Jorge durante os dias das festividades em setembro.

Existem muitas outras secções no festival, como é o caso do Lobo Mau e sua programação virada para o público infantil, mas a principal e mais antecipada, que ainda não mencionámos é a do Serviço de Quarto. Aí encontramos alguns dos melhores trabalhos de cinema de terror dos últimos dois anos à escala internacional. Neste momento, podem-se já confirmar 10 títulos, mas mais serão revelados nos próximos meses. Dos EUA, temos 68 Kill, uma comédia muito politicamente incorreta de Trent Haaga, o drama Lovecraftiano The Endless realizado por Justin Benson, a insana explosão de surrealismo e mau gosto Kuso de Steven Ellison e a coprodução Game of Death, onde os realizadores Sébastien Landry e Laurence Baz Morais tornam um jogo de tabuleiro num pesadelo alucinante.
Consulta Ainda: Calendário | Festivais de Cinema 2017
Outros filmes anglófonos incluem Hounds of Love, um thriller australiano sobre o rapto de uma adolescente que tem posto Ben Young nas bocas da cinefilia mundial, e The Limehouse Golem, um drama de época e terror inglês assinado pelo espanhol Juan Carlos Medina. Num panorama bem mais internacional temos The Untamed, uma coprodução mexicana, dinamarquesa, francesa, alemã, norueguesa e suíça que valeu a Amat Escalante o Leão de Prata no festival de Veneza do ano passado. Os restantes filmes confirmados são Cold Hell de Stefan Ruzowitzky, El Bar de Álex de la Iglesia e Meatball Machine Kodoku do japonês Yoshiro Nishimura.

Fica atento à Magazine HD para saberes todas as novidades sobre o MOTELx. Este ano, voltaremos a fazer a cobertura desta celebração do cinema de terror, destacando alguns dos seus filmes mais espetaculares.
Artigos relacionados:







