© DFree via ShutterStock (ID: 1334997731)

“Não é uma honra”, diz Samuel L. Jackson sobre a nomeação para os Óscares

Samuel L. Jackson, considerado um dos gigantes de Hollywood, reflete e coloca em causa a importância de se ser nomeado para os Óscares.

Sumário:

  •  Samuel L. Jackson desmistificou a ideia de que ser nomeado para os Óscares é uma honra, afirmando que “a verdadeira honra é ganhar”;
  • Apesar de uma carreira inesquecível, Jackson foi nomeado ao Óscar apenas uma vez, em 1995, com Pulp Fiction. Em 2021, recebeu um Óscar honorário, que considerou uma conquista merecida;
  • O ator apontou Jackie Brown (1997) como um exemplo de filmes pelos quais acredita ter sido injustamente ignorado pela Academia, sublinhando a complexa relação entre artistas, prémios e o legado no cinema.
Lê Também:   Estes são os 5 filmes favoritos de Samuel L. Jackson

Samuel L. Jackson, uma das figuras mais icónicas de Hollywood, falou sem rodeios sobre a realidade da célebre “award season”, desmantelando a fachada muitas vezes associada aos Óscares. “Já estamos neste trabalho há tempo suficiente para saber que, quando dizem ‘é uma honra ser nomeado’, não é bem assim. A honra é ganhar”, afirmou Jackson numa entrevista à Associated Press.

Com a sua habitual frontalidade, Jackson salientou como as nomeações e até algumas vitórias acabam frequentemente por cair no esquecimento. “És nomeado e as pessoas dizem: ‘Ah, lembro-me disso’, ou nem isso. Geralmente é uma competição para a qual nem te inscreveste. Depois de um tempo, as pessoas têm dificuldade em lembrar-se até de quem ganhou”, brincou.

Samuel L. Jackson: há 52 anos na indústria

samuel l jackson pulp fiction quentin tarantino
“Pulp Fiction” | © Miramax

Apesar de uma carreira repleta de interpretações memoráveis, Jackson foi nomeado para um Óscar apenas uma vez, em 1995, pelo seu papel em Pulp Fiction”. Em 2021, recebeu um Óscar honorário, mas, para ele, o prémio não foi apenas um gesto simbólico. “Trabalhei para ele. Mereci-o. Talvez houvesse outras quatro vezes em que devia ter sido nomeado ou até ter ganho, mas estou bem com isso. É meu. Tem o meu nome gravado”, comentou.

Entre os filmes que considera terem sido injustamente ignorados pela Academia está Jackie Brown” (1997), onde a sua interpretação como Ordell Robbie foi amplamente aclamada.

As palavras de Samuel L. Jackson revelam a complexa relação entre os artistas e os prémios, que são muitas vezes vistos como o padrão definitivo de sucesso. Para o ator, no entanto, o impacto do seu trabalho junto do público e na história do cinema vale mais do que estatuetas douradas. “No fim de contas, o que importa é o legado que deixas e como as pessoas se lembram de ti – não apenas durante a temporada de prémios.”

Qual foi o teu filme favorito com Samuel L. Jackson?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *