Netflix adquire catálogo desta gigante de Hollywood
No final de 2025, a notícia que a Netflix estava a um pequeno passo de chegar a acordo para adquirir a Warner Bros chegou como uma bomba. Mas novamente, a Netflix volta a mostrar que tem uma grande capacidade aquisitiva e não pensa em parar por aqui.
Desta vez, a gigante do streaming comandada pelo CEO Ted Sarandos, chega a acordo para adquirir o catálogo de outra empresa, a Sony Pictures. Embora não se trate de uma aquisição total, como foi no caso anterior envolvendo a Warner, a Netflix garante assim que o catálogo inteiro de filmes da Sony Pictures fique presente no seu serviço de streaming. Tudo isto logo após das estreias dos filmes nas salas de cinema e passagem dos mesmos pelos serviços de aluguer on-demand.
Embora ainda não haja valores oficiais, é avançado pela Deadline que o negócio ultrapasse os 7 mil milhões de dólares. Estes valores tornam o negócio numa das maiores aquisições de sempre no mundo do streaming, e, como sabemos, a Netflix não planeia parar por aqui.
Quando devem os filmes entrar na Netflix?

Ainda é desconhecida a data de entrada da totalidade dos conteúdos do catálogo da Sony Pictures na Netflix. Mas é conhecido que este processo deve avançar primeiro nos Estados Unidos e no México. Porém, as consequências desta aquisição só deverão chegar a Portugal e ao resto do mundo por 2029.
[Irp posts=748165]
Que filmes podemos esperar na Netflix?
A Sony Pictures é uma grande empresa no meio do entretenimento, possuindo um dos maiores catálogos de Hollywood, inclusive possui duas grandes distribuidoras envolvidas neste acordo: AXN e Big Pictures . Portanto, é certo que filmes como “Homem Aranha”, “Bad Boys”, “Jumanji”, “Homens de Preto”, entre outros êxitos da produtora.
Ainda podemos olhar para os futuros lançamentos planeados pela Sony Pictures, que irão também acabar na Netflix após as suas passagens pelos cinemas. Entre eles estão “The Legend of Zelda”; as quatro biopics dos Beatles para o cinema; “Spider-Man: Beyond the Spiderverse”; e outros.
As Consequências
Uma nova aquisição da Netflix não é nenhuma surpresa, tendo em conta as notícias que têm surgido ultimamente. A verdade é que estes comportamentos por parte da gigante do streaming terão consequências, e infelizmente, ao que tudo indica, as consequências não serão positivas.
À medida que a Netflix avança para adquirir mais concorrentes (sobretudo concorrentes que asseguram distribuição cinematográfica para os seus filmes), os seus concorrentes diminuem.
Isto faz com que o mercado cinematográfico diminua cada vez mais, e que vejamos cada vez menos espectadores a ir às salas de cinema. Pois têm acesso a todos os filmes apenas numa plataforma que garante grande parte da oferta. Estes indicadores só prova que 2025 não será exceção em relação ao baixo número de espectadores nas salas de cinema.

