©Rita Seixas/ NOS Alive

NOS Alive 2024 | Dua Lipa regressa a Portugal com grande lição de pop

Dua Lipa regressa a Portugal no verão de 2024 depois de por cá passar na última digressão para dois concertos. Ainda mais perita nas lides do palco, a cantora britânica conquistou a audiência no NOS Alive sem qualquer dificuldade. 

Desde 2017/2018, com “New Rules”, que a cantora britânica de origem albanesa, Dua Lipa, se tornou um dos principais nomes da pop contemporânea. Em maio de 2024 lançou o sucessor do incrivelmente louvado “Future Nostalgia”. O seu terceiro disco, “Radical Optimism”, não é tão coeso nem tão memorável, nem tão pouco se sustenta num conceito tão forte.

Não obstante, onde “Radical Optimism” não conseguiu destacar-se num ano verdadeiramente abençoado para a pop, Dua Lipa não deixa de estar a ter um excelente verão promocional nesta sua rota de festivais. Ontem esgotou duas vezes Wembley e cá veio comemorar com uma performance memorável no NOS Alive, com o palco principal do Passeio Marítimo de Algés a tornar-se numa autêntica pista de dança.

Lê Também:
NOS Alive 2024 - Dia 2: As fortes mensagens de Dua Lipa e Gloria Groove

Oscilando maioritariamente entre “Future Nostalgia” e o novo “Radical Optimism”, Dua seguiu “à risca” o alinhamento de verão dos últimos espectáculos. Não seria de esperar algo diferente: este feito de pop está cronometrado ao limite e não fosse este um espectáculo curto e sem alterações de guarda-roupa, quase poderíamos ter julgado estar num concerto em nome próprio.

Pois a londrina Dua Lipa trouxe-nos um jogo de pirotecnia notável, um design de palco elaborado e repleto de plataformas para si e para os seus muitos bailarinos, e até fogo de artifício para fechar a noite. A sua jornada passou por todos os grandes singles, inclusive os mais antigos que foram recebidos com igual entusiasmo, como “New Rules” e “Be The One”.


De canções antigas, ficaram só por apresentar temas como “IDGAF” ou o também bem amado “Hotter Than Hell”. Mas sendo este um concerto de festival, no NOS Alive 2024, é apenas expectável que o alinhamento se tenha debruçado menos no disco de originais lançado em 2017 e mais nos últimos dois discos.

O triunfo do esforço no movimento de Dua Lipa

Dua Lipa Alive
©Rita Seixas/ NOS Alive

Uma sensação da internet devido às suas iniciais skills de dança muito pouco satisfatórias, não obstante a paixão desta música britânica por ritmos de discoteca, e por canções eletropop inspiradas pelos anos 80, Dua Lipa já não é esta mesma rapariga. O meme ” Go Girl, Give Us Nothing” está morto, à medida que a cantora canta (e dança e muito) durante grande, senão a maior parte do concerto.

Não é aliás infrequente que desempenhe ambas as funções simultaneamente, conseguindo manter a sua belíssima e poderosa voz de mezzo soprano afinada entre tanta dança. Sem dúvida que muito treino esteve envolvido na aparente naturalidade com que agora voa pelo palco ao longo de perto de 1h20 de espectáculo.

Outro trunfo desta apresentação de Dua Lipa em Portugal, e a primeira desde o novo disco, é que não há aqui qualquer repetição em relação ao espectáculo que vimos no Altice Arena. Aí, vimos as cores, motivos e coreografias do mundo de “Future Nostalgia”, e agora “Radical Optimism” e os seus brancos, vermelhos e pretos. Destaque também para transições musicais de qualidade, operando de forma suave a transição entre temas.

Lê Também:
NOS Alive 2024 | Arcade Fire de regresso a casa nos 20 anos do aniversário de Funeral

Uma chuva de êxitos no NOS Alive 2024

Até canções antigas parecem ter um arranjo ligeiramente diferente, não tivesse Dua Lipa apresentado um dos seus “clássicos” como as “New New Rules“, à medida que a canção foi entoada seguindo a sonoridade dos novos temas, como “Training Season”, “Illusion” e “Houdini”, os quais se distanciam da sonoridade eletropop evocativa dos anos 80 para adotar um som mais arrojado e sombrio.

A coesão é notável, mas os momentos altos são ainda assim protagonizados pela interpretação de temas do último disco como “Levitating”, “Don’t Start Now” ou “Physical”. Mas, dando tempo ao tempo, acabamos que Dua Lipa ainda tem muitos mega êxitos no seu futuro. Ao fim de contas, é notável o que conseguiu fazer com apenas cerca de 7 anos nas luzes da ribalta.

Tens estado a visitar o Passeio Marítimo de Algés para mais uma edição do NOS Alive? Nós também, e cá continuaremos a trazer resumos diários e relatos dos melhores espectáculos!



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *