Foto de Andre Taissin na Unsplash

Nova fraude preocupa clientes deste banco português

Millennium BCP alerta os clientes para novo email fraudulento. Assim sendo é preciso ter muito cuidado, parece real.

O Millennium BCP emitiu um alerta sobre uma nova vaga de emails fraudulentos que circula em nome do banco. Assim sendo trata-se de mais uma tentativa de phishing, prática criminosa que procura enganar clientes através de mensagens falsas, induzindo-os a fornecer dados de acesso ou códigos de autorização.

Pub

Lê Também:
Peter Jackson regressa com novo filme de Senhor dos Anéis sobre Gollum

Email fraudulento usa falsas diretrizes europeias como pretexto

google cibersegurança
© Thapana_Studio / Shutterstock

O email em causa apresenta-se como uma comunicação oficial do Millennium bcp, com o assunto “Aviso Importante sobre sua Conta – Millennium bcp”. Na mensagem, os criminosos apelam a uma alegada atualização de segurança, justificada por “novas diretrizes de conformidade europeia”. Assim sendo, disponibilizam um link fraudulento, que direciona as vítimas para páginas que imitam o site de homebanking.

Após clicar no link, surgem ecrãs semelhantes aos do portal oficial, levando o utilizador a introduzir códigos de acesso e códigos de autorização enviados por SMS. Nesse sentido, quem o faz acaba por entregar credenciais sensíveis a terceiros, permitindo o acesso ao património bancário.


Banco reforça sinais de alerta para os clientes

cibersegurança portugueses perigos internet
© Ok-product studio via ShutterStock (ID:2396755309)

O Millennium BCP recorda que o único endereço oficial de homebanking é https://ind.millenniumbcp.pt/ no caso de clientes particulares. Para empresas, o acesso é feito em https://emp.millenniumbcp.pt. Qualquer outro link deve levantar suspeitas imediatas.

Pub

Nesse sentido o banco sublinha ainda práticas que nunca adota:

Pub

  • Nunca solicita o Código Multicanal completo (7 dígitos);
  • Nunca envia SMS com links;
  • Nunca pede códigos de autorização recebidos por SMS;
  • Nunca solicita a instalação ou atualização de software após o login;
  • Nunca pede o número de telemóvel.

Da mesma forma a instituição recomenda a leitura atenta das SMS recebidas. Assim sendo, caso surja um código de autorização sem que o cliente tenha iniciado uma operação, deve contactar de imediato os canais de apoio.

Pub


Reação imediata em caso de fraude

imagem ilustrativa de um ciberataque durante apagão geral
© ImageFlow via Shutterstock, ID 2438971723

Assim sendo, quem tiver clicado no link fraudulento deve contactar de imediato o Millennium BCP através dos números:

  • 91 827 24 24;
  • 93 522 24 24;
  • 96 599 24 24;
  • +351 21 005 24 24 (a partir do estrangeiro).

Além disso, todos os emails ou SMS suspeitos devem ser reenviados para mensagens.fraudulentas@millenniumbcp.pt. Este canal permite ao banco investigar e bloquear novas tentativas de fraude.

Lê Também:
Tudo sobre Lady Gaga em Wednesday T2 na Netflix

Como garantir uma navegação segura?

Cartão de Crédito Multibanco Revolut
Photo by energepic.com, via Pexels (ID: 2988232)

Da mesma forma o Millennium BCP reforça algumas práticas essenciais para garantir que os clientes estão no site legítimo:

  • Verificação do URL – O endereço deve começar sempre por https://www.millenniumbcp.pt (página pública), https://ind.millenniumbcp.pt (particulares) ou https://emp.millenniumbcp.pt (empresas);
  • Certificado de segurança – O ícone do cadeado deve estar visível no início do endereço;
  • Acesso com dados parciais – O login é feito com Código de Utilizador e apenas 3 algarismos aleatórios do Código Multicanal;
  • Validação de operações por SMS – As mensagens contêm sempre dados da transação. O cliente deve confirmar se correspondem à operação que está a realizar.

O alerta do Millennium BCP surge numa altura em que os ataques de phishing aumentam em Portugal. Criminosos utilizam cada vez mais mensagens personalizadas e réplicas quase perfeitas dos sites oficiais, tornando o engano mais difícil de detetar.

Este tipo de fraude tem como objetivo principal o roubo de credenciais e acesso a contas bancárias, podendo resultar em transferências não autorizadas e perdas financeiras significativas.

Tens conta neste banco?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *