Nova Inteligência Artificial é capaz de construir sets LEGO
Investigadores da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram uma Inteligência Artificial diferente – constrói modelos de LEGO a partir de simples texto.
A Inteligência artificial está na ordem do dia em praticamente todo o mundo. Do ChatGPT até ao Google Gemini, passando pela Apple Intelligence. Ou seja, o futuro de qualquer tecnologia passa pela Inteligência Artificial. Assim, as possibilidades são muitas para a AI, e já pode ser utilizada como uma ferramenta para vários trabalhos. E até lazer.
Nesse sentido, uma equipa investigadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos da América, desenvolveu o LegoGPT, uma inovadora Inteligência Artificial de código aberto capaz de criar modelos de LEGO a partir de descrições escritas.
O código do LEGOGPT está disponível de forma gratuita
Gratuito e acessível ao público, o sistema utiliza um modelo de linguagem de larga escala treinado especificamente para prever, peça a peça, a construção de estruturas em LEGO, com base em instruções textuais fornecidas pelos utilizadores.
Além disso, para garantir a viabilidade física dos modelos, a IA verifica, em tempo real, se cada peça está bem posicionada. Assim, é capaz de se certificar se os blocos pertencem ao catálogo de peças verdadeiras e se não se sobrepõem a outras. O sistema também integra um mecanismo de recuo com reconhecimento físico que evita construções instáveis.
O LegoGPT baseia-se num conjunto de dados denominado StableText2Lego, criado a partir de imagens 3D do repositório ShapeNetCore e descritos com o auxílio do GPT-4o. Este processo gerou um extenso conjunto de dados com mais de 47 mil peças, permitindo a construção de mais de 28 mil objetos únicos, como carros, mesas, navios, guitarras e outros.
Por fim, o código e o conjunto de dados estão disponibilizados de formas gratuita no GitHub, promovendo a colaboração aberta e o desenvolvimento de novas construções por parte da comunidade AFOL (adults fans of LEGO, em português, fãs adultos de LEGO).
Costumas usar alguma ferramenta de Inteligência Artificial? És construtores de MOC’s?