O Desconhecido do Lago entre os mais nomeados para os CÉSARES

O DESCONHECIDO DO LAGO, de Alain Guiraudie e A VIDA DE ADÈLE, de Abdellatif Kechiche, receberam 8 nomeações para a edição deste ano dos PRÉMIOS CÉSARS, os mais importantes da indústria cinematográfica francesa. MON ÂME PAR TOI GUÉRIE, produzido por PAULO BRANCO, recebeu ainda uma nomeação numa das categorias principais.

O filme de Abdellatif Kechiche, que em Maio havia vencido a PALMA DE OURO, está nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actriz (Léa Seydoux), Revelação Feminina (Adèle Exarchopoulos), Melhor Argumento Adaptado e Melhor Fotografia, entre outras. A VIDA DE ADÈLE, que se estreou em Novembro, continua em exibição diária no Cinema Medeia Monumental e amanhã, 1 de Fevereiro, pode ser visto em Braga, no cinema Cinemax Braga.adele poster

O DESCONHECIDO DO LAGO, que no Festival de Cannes recebeu o Prémio de MELHOR REALIZADOR da secção Un Certain Regard, está nomeado para os CÉSARS de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor Secundário (Patrick D’Assumçao), Revelação Masculina (Pierre Deladonchamps), Melhor Argumento Original, entre outros. O filme de Alain Guiraudie será editado em DVD pela LEOPARDO FILMES durante o mês de Fevereiro.

O actor Grégory Gadebois, protagonista de MON ÂME PAR TOI GUÉRIE, foi nomeado para a categoria de Melhor Actor Principal. O filme de François Dupeyron, que foi um dos finalistas do Prémio Louis Delluc, foi produzido por PAULO BRANCO e vai estrear-se em Abril.

A LEOPARDO FILMES é a distribuidora de outros títulos que se destacaram com nomeações para os CÉSARS, nomeadamente MICHAEL KOHLHAAS, de Arnaud des Pallières, que está nomeado para 5 categorias incluindo Melhor Actor (Mads Mikkelsen), e ELLE S’EN VA, nomeado para dois Prémios, incluindo Melhor Actriz (Catherine Deneuve). Os filmes irão estrear-se em Portugal no mês de Maio.

UN CHATÊAU EN ITALIE, de Valeria Bruni-Tedeschi, nomeado na categoria de Melhor Actriz Secundária, e A BATALHA DE SOLFERINO, de Justine Triet, nomeado na categoria de Melhor Primeira Obra, vão também chegar aos cinemas nacionais pela LEOPARDO FILMES.

A RAPARIGA DE 14 DE JULHO, de Antonin Peretjatko, que se estreou em Portugal a 13 de Agosto, recebeu nomeações nas categorias de Melhor Primeiro Filme e Revelação Masculina (Vincent Macaigne).

A cerimónia de entrega dos CÉSARS vai ter lugar no Théâtre du Châtelet a 28 de Fevereiro.

www.leopardofilmes.com

Rui Ribeiro

Engenheiro, publisher, melómano e audiófilo, daqueles que ainda vão ao cinema, compram vinil, cd's, blu-rays, a Empire e a Stereophile em papel.