O Dia Mais Curto | Exibição de curtas-metragens por todo o país

 

Durante o próximo fim de semana, Portugal volta a celebrar O Dia Mais Curto, com mais de 50 sessões de cinema em 24 localidades. O evento, que nasceu em França, vai ser celebrado em simultâneo em dezenas de países em todo o mundo.

O dia mais curto do ano, a 21 de dezembro, em pleno solstício de inverno, volta a servir de mote a O Dia Mais Curto. Abrantes, Albufeira, Angra do Heroísmo, Barcelos, Constância, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Madalena, Oeiras, Paredes de Coura, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Porto, Sardoal, Setúbal, Tavira, Trofa, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Viseu vão exibir uma variada seleção de curtas-metragens, para todos os públicos, através dos quatro programas preparados para a ocasião ou de programas associados.

“Europa em Curtas”, o programa transversal a todos os países que vão celebrar a iniciativa, apresenta uma seleção de produções recentes destacadas em todo o mundo enquanto “Panorama Nacional” dá a conhecer curtas-metragens produzidas em Portugal e reconhecidas em diversos festivais de cinema internacionais. Inspirado na secção para crianças do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, o “Curtinhas” volta a apresentar um conjunto de divertidos filmes para toda a família.

Este ano, O Dia Mais Curto conta ainda com uma sessão especial na Cinemateca Portuguesa, a 20 de dezembro, com a estreia de curtas-metragens portuguesas em Lisboa, numa sessão que contará com a presença dos realizadores e membros da equipa técnica de alguns dos filmes.

A FNAC volta a associar-se à iniciativa através de sessões gratuitas em algumas das lojas, enquanto o Metro do Porto participa pela primeira vez na iniciativa através da exibição das curtas-metragens nos veículos e estações durante o dia 21 de dezembro. Já o Canal 180 dedica 4 horas de programação ao formato.

A programação completa está disponível em: odiamaiscurto.curtas.pt

 

O Dia Mais Curto
O Dia Mais Curto 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *