©Paramount Pictures - ©Photo by ssi77 (Editado por Vitor Carvalho, © MHD)

Óscares vão ganhar uma nova categoria

Os Óscares são a premiação mais importante do cinema e, em 2028, os Prémios da Academia vão receber uma nova categoria.

Emil Jannings é o nome do primeiro ator a receber um Óscar, sendo premiado pelo seu trabalho em duas longas-metragens distintas. Desde então, mais de treze mil as pessoas obtiveram reconhecimento, sendo Walt Disney o maior vencedor com 22 prémios e 59 nomeações. Além disso, Meryl Streep detém o recorde de maior número de indicações ao Óscar com 21 nomeações. Já “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997) e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” ganharam onze Estatuetas, detendo o recorde de filmes mais premiados.

Mas, foi em 1929 que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reuniu-se para realizar a primeira cerimónia de sempre de entrega dos Óscares. A partir daí, o prémio ficou conhecido como o mais importante e cobiçado da indústria do cinema, destacando os melhores da área. Do evento inaugural, que teve apenas quinze minutos, resultaram quinze vencedores da Estatueta Dourada. Hoje em dia, as longas cerimónias dos Óscares têm uma duração média de pelo menos três horas e assentam em vinte e três categorias diferentes. No entanto, a Academia vai introduzir uma nova categoria muito em breve.

 

Lê Também:
Óscares 2025: Todos os recordes conquistados

A Academia vai introduzir o Óscar de Melhor Design de Duplo em 2028

deadpool 2 fox
“Deadpool 2” | ©2018 Twentieth Century Fox Film Corporation

Em 2028, a Academia vai realizar a centésima edição da Cerimónia dos Óscares e promete ficar marcada pela diferença. Nesse ano, será introduzida, pela primeira vez, a categoria que premeia quem planeia e coreografa as cenas de ação que envolvem duplos. Assim, os filmes lançados em 2027 serão os primeiros indicados para este prémio. O cineasta David Leitch, realizador de “Deadpool 2“, foi um dos responsáveis pela introdução desta nova categoria, uma vez que ele próprio foi um duplo de Brad Pitt e Jean-Claude Van Damme.

Após a aprovação da introdução desta nova categoria nos Óscares, os responsáveis da Academia afirmaram que “desde os primórdios do cinema, o design de duplos tem sido parte integrante da produção cinematográfica. (…). Temos orgulho em homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos e parabenizamos todos pelo seu compromisso e dedicação em alcançar este momento tão importante”.

Já David Leitch comentou a conquista através de um comunicado – “Os duplos são essenciais para todos os géneros cinematográficos e estão profundamente enraizados na história da nossa indústria — desde o trabalho inovador de pioneiros como Buster Keaton, Harold Lloyd e Charlie Chaplin, até a arte inspiradora dos designers de duplos, coordenadores, artistas e coreógrafos de hoje”.

O que pensas da introdução desta nova categoria? Qual a tua categoria favorita dos Óscares?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *