Outsider Films celebra o 30º aniversário do Studio Ghibli (parte 3)

 

 

Os 30 anos do Studio Ghibli são comemorados pela Outsider Films com uma redistribuição dos filmes mais conhecidos do estúdio japonês.

 

<< Parte 2 | Parte 4 >>

 

O Castelo no Céu (Castle in the Sky)

Lançado em 1986, O Castelo no Céu foi o primeiro filme a nascer no Studio Ghibli, pelas mãos de Hayao Miyazaki. Neste filme,umj ovem rapaz tropeça numa misteriosa rapariga que cai literalmente do céu. A jovem Sheeta era perseguida por piratas e agentes secretos do governo. Para salvar a sua vida, os dois embarcam numa aventura pelos céus, através de todo o tipo de máquinas voadoras, para descobrirem a identidade secreta de Sheeta que parece estar ligada a Laputa, um castelo flutuante pertencente a uma antiga civilização. A edição em DVD da Outsider Films está disponível desde junho de 2015.

Lê também: Hayao Miyazaki irá realizar curta de animação em computador!

 

 

Nausicaä do Vale do Vento (Nausicaä of the Valley of the Wind)

Ao contrário do que muitos pensam, Nausicaä do Vale do Vento não foi um filme produzido pelo Studio Ghibli. O filme foi realizado por Hayao Miyazaki e lançado sensivelmente um ano antes da fundação do estúdio japonês. Ainda assim, o filme sempre foi visto como o princípio do nascimento do estúdio, e por isso é frequentemente incluído nas coleções do Studio Ghibli, como é o caso desta coleção portuguesa da Outsider Films, e considerado um filme do estúdio. Nausicaä do Vale do Vento marca também o início da colaboração entre o realizador japonês e o compositor Joe Hisaishi, que desde então compôs as bandas sonoras de todos os filmes de Miyazaki (excepto O Castelo de Cagliostro).

Lê ainda: Séries que te introduziram ao universo anime (parte 1)

Após mil anos de uma guerra mundial catastrófica, a humanidade sobrevive em pequenos reinos à beira de uma terra estéril, contaminada com gases tóxicos e insetos mutantes gigantes. O Vale do Vento é um reino minúsculo, rodeado de reinos mais poderosos e hostis. Nausicaä é a princesa do Vale do Vento, a única filha do rei e uma grande guerreira.

Sendo a primeira longa-metragem independente de Hayao Miyazaki, Nausicaä do Vale do Vento é um conto brilhantemente realizado, com uma imaginação transbordante e uma poesia visual, que irão caracterizar para sempre as suas futuras obras. O DVD está disponível desde junho de 2015.

Vê mais: As 10 séries anime mais longas e ainda em exibição (parte 1)

 

 

A Princesa Mononoke (Princess Mononoke)

Considerado um dos melhores filmes de Hayao Miyazaki, A Princesa Mononoke conta a história de Ashitaka um jovem guerreiro do clã Emishi que é amaldiçoado ao defender a sua aldeia de um demónio criado pela violência humana. Assim, viaja até à região controlada pelo clã Tatara na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate. O que Ashitaka vai encontrar é um conflito entre os humanos e os deuses da floresta. Apanhado no meio do conflito, Ashitaka conhece San, a Princesa Mononoke. Esta rapariga, criada por lobos, fará tudo o que puder para acabar com os humanos que ameaçam a floresta. Ashitaka colocar-se-á entre San e Lady Eboshi, a líder do clã Tatara, procurando um meio de terminar a guerra.

Lê ainda: Animes e mangas | O fenómeno japonês em Portugal

 

 

<< Parte 2 | Parte 4 >>

 

 

Filipa Machado

Uma fã da 7ª Arte, adora ler e passar as suas folgas a fazer maratonas de séries e não pode viver sem um pouco de anime no seu dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *